sexta-feira, 12 de março de 2010

Projeto Mamãe Consciente chega ao João de Deus


Começou na última segunda-feira (08) e vai até o dia 12, na sede do Conselho Comunitário do bairro João de Deus em Petrolina, a segunda etapa do Projeto Mamãe Consciente. Promovido pela Unimed Vale do São Francisco com o objetivo de divulgar, entre as gestantes das comunidades dos bairros da cidade, informações necessárias para o bom andamento da gravidez e da saúde da mulher, o projeto começou com uma palestra sob o tema “Doenças mais freqüentes na gestação”, apresentada pelo médico sanitarista Keiller Chaves de Vasconcelos.

Durante a abertura dos trabalhos, as gestantes receberam informes sobre diabetes, doenças da pele, colesterol e amamentação. O médico Keiller Chaves falou dos sinais e sintomas da gravidez, explicando alguns detalhes acerca do aumento do peso corporal e condutas não medicamentosas. Antes do encerramento do primeiro dia, as participantes foram surpreendidas com a entrega de brindes e uma bonita homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

Na terça-feira foi a vez das gestantes do João de Deus tomarem conhecimento mais aprofundado de “Algumas dúvidas sobre febre do bebê”, assunto ministrado pela médica pediatra Angélica Guimarães. A enfermeira Luciana Mendonça falou durante a explanação da quarta-feira, a partir das 18 horas, sobre o assunto “Preparando para amamentação” e na quinta-feira o tema foi “Acompanhamento Nutricional”, com a nutricionista Rafaella Loureiro. Para o encerramento do projeto no João de Deus, a fonoaudióloga Giselle Heitor preparou a palestra “A importância da Amamentação”.

Segundo o presidente da Unimed VSF, Francisco Otaviano o Projeto Mamãe Consciente promete ir muito mais adiante. “Começamos com ações mensais na sede da cooperativa para gestantes unimedianas e agora já evoluímos para o contato mais próximo nos bairros populosos da cidade. No próximo dia 17, teremos o início dos trabalhos da edição 2010 na sede, e em paralelo, vamos dar prosseguimento ao Projeto em outros bairros, tanto em Petrolina como em Juazeiro”. (CLAS)

Nenhum comentário: