domingo, 7 de março de 2010

Pernambuco celebra sua Data Magna

Neste domingo será celebrada a Data Magna em Pernambuco, referente à Revolução Pernambucana de 1817, um marco na história do Brasil. A partir das 8h, haverá uma programação especial e, às 10h, o Cinema São Luiz abre as portas para comemorar a data em grande estilo. O evento contará com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos, o maestro José Renato Accioly, da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música e do Coro Contracantos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Às 8h, na Praça da República, a Bandeira de Pernambuco será hasteada. Na sequência, haverá uma cerimônia militar de saudação aos mártires da Revolução e a colocação de uma coroa de flores no monumento em homenagem a eles. No São Luiz, às 10h, integrantes da Maçonaria, de grande importância para a Revolução, entregarão a comenda ao governador, que terá a palavra e dará início ao concerto.

O escritor Ronaldo Correia de Brito versará sobre a Data Magna, a Revolução e seus mártires, abrindo o concerto às 11h. Na sequência, a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano, formada por mais de 40 integrantes, apresenta-se sob a regência do maestro José Renato Accioly e acompanhamento do Contracantos. Entre as peças a serem apresentadas, está A Grande Missa Nordestina, de autoria de Clóvis Pereira, que comemora seus 60 anos de carreira.

Histórico

No dia 6 de março de 1817, eclodiu a Revolução Pernambucana, que tinha por objetivo a Independência do Brasil e a proclamação da República. Os pernambucanos estavam insatisfeitos com uma série de atitudes do governo português e levantaram-se contra o domínio colonial. Conseguiram dominar o Governo Provincial, instalaram um governo provisório e proclamaram a República. O episódio antecipou a Independência do Brasil em cinco anos e fez valer, no Brasil, pela primeira vez, os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Por mais de dois meses os brasileiros tiveram governo próprio, Constituição, Exército, Esquadra e até embaixadas no exterior.(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: