quarta-feira, 10 de março de 2010

O Impacto da Manga Sobre as Células Cancerosas é Estudado em Laboratório


Pesquisa divulgada recentemente pela Texas A&M University é o primeiro passo do

programa de pesquisas nutricionais da National Mango Board

Em um recente estudo celular realizado por pesquisadores da Texas A&M University, nos EUA, os compostos polifenólicos encontrados nas mangas causaram impactos negativos sobre determinadas células cancerígenas do cólon e da mama. Os detalhes dessa pesquisa foram divulgados no sistema de notícias agrícolas AgriLife News da universidade e a história foi rapidamente captada por diversas fontes de notícias, incluindo o site da CBS News, criando um considerável alvoroço no mercado de mangas.

A pesquisa, que foi financiada pela National Mango Board (NMB - uma organização americana para promover o setor) e realizada pela Dra. Susanne Talcott e pelo Dr. Steve Talcott na Texas A&M University, testou o impacto das mangas sobre sete tipos de células cancerosas in vitro. A resposta mais significativa foi observada em determinadas células cancerosas de cólon e de mama. De acordo com Susanne Talcott, “nem todos os tecidos celulares são sensíveis a um agente anticâncer na mesma extensão, mas os tecidos cancerosos do cólon e da mama sofreram apotose, ou morte celular programada".

A pesquisa também revelou que os polifenóis da manga consistem em moléculas menores que são prontamente absorvidas durante a digestão, e moléculas maiores, que não seriam absorvidas e que permaneceriam presentes no cólon, onde estariam mais expostas às células cancerosas do cólon. Essa descoberta pode ser significativa e poderá ajudar a direcionar os estudos realizados no futuro sobre a manga e seus efeitos sobre o câncer de cólon. Estão disponíveis, no site da NMB, um relatório completo redigido pela equipe envolvida na pesquisa e um sumário executivo da pesquisa, ambos em inglês.

De acordo com a NMB, essa pesquisa sobre células cancerosas é apenas o primeiro passo na direção da criação de um órgão de pesquisas que poderá apoiar os esforços de marketing da organização para divulgar mensagens nutricionais com mais força para os consumidores. “Tudo o que fazemos concentra-se em aumentar o consumo de manga, e uma boa história como essa, relativa à nutrição, pode nos ajudar a alcançar esse objetivo", afirmou a diretora de marketing da NMB, Wendy McManus. “Podemos examinar o sucesso do mercado de mirtilo ao promover seu conteúdo antioxidante para compreender como uma mensagem relativa à saúde pode ser eficaz".

O próximo compromisso na agenda das pesquisas nutricionais da NMB é um estudo em humanos que envolverá o consumo diário de manga por parte de pessoas que estejam no grupo de risco do câncer de cólon, de acordo com Leo Ortega, diretor de pesquisas da NMB. “Com o estudo em humanos, esperamos aprender mais e reunir provas que demonstrarão os benefícios da manga para a saúde e, assim, apoiar nosso programa de marketing". O estudo em humanos também será realizado pela Dra. Susanne Talcott e pelo Dr. Steve Talcott da Texas A&M University.

Além dessa pesquisa sobre câncer, a NMB também está realizando um estudo em duas outras áreas relacionadas à nutrição. A primeira procura compreender a capacidade da manga de modular a glicose e os lipídios. A outra está tentando determinar o impacto da manga sobre a densidade óssea.

A NMB afirma estar otimista, embora de forma cautelosa, com relação ao potencial de aumento das mensagens nutricionais sobre as mangas, e que a reação da mídia a esse primeiro artigo da Texas A&M University é encorajador. “Criar uma história nutricional de impacto é como plantar uma mangueira”, afirmou o diretor executivo da NMB, William Watson. “Você planta uma semente e acalenta aquela árvore durante anos antes de conseguir uma colheita abundante. Leva tempo e requer paciência, mas é doce a recompensa".

A National Mango Board é uma organização nacional de promoção e pesquisa que é financiada por tributações sobre as mangas americanas e as importadas de outros países. Esse departamento foi criado para aumentar os conhecimentos e o consumo de mangas frescas nos Estados Unidos. (CLAS)

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