domingo, 7 de março de 2010

Aliados querem Eduardo amarrado

Apesar da aparente normalidade no campo situacionista (com exceção do PT), boa parte dos parlamentares que integram a base do governador Eduardo Campos (PSB) na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal têm um desejo em comum: que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) dispute o Palácio do Campo das Princesas. Publicamente, dizem que é para comparar o atual com o governo passado, além de dar o troco na derrota que o peemedebista imprimiu sobre o ex-governador Miguel Arraes, em 1998, com mais de um milhão de votos. Mas, por trás, a intenção dos aliados de Campos é outra: segurar o ímpeto do socialista.

Com Jarbas na disputa, a campanha tende a se tornar mais acirradas e isso forçaria Eduardo a pedir ajuda aos aliados. Ele não ficaria “senhor da situação” e não tomaria decisões eleitorais sem consultar ninguém. Na prática, querem valorizar o passe e garantir uma compensação em troca do apoio, que pode ser política - com o governador de corpo e alma em suas campanhas - ou financeira mesmo.

O assunto, logicamente, é proibido na base. Ninguém fala abertamente das reais intenções, por receio de criar qualquer tipo de indisposição com Eduardo, às vésperas do processo eleitoral. Mas a versão foi confirmada por nada menos que dez governistas de quatro dos cinco principais partidos que compõem a base eduardista: PT, PTB, PDT e PR.

O PSB, legenda presidida por Campos, não entra nessa cota, até porque é do interesse dos socialistas que o partido continue como principal força do Estado. Parlamentares e pré-candidatos da oposição, nas esferas estadual e federal, também confirmaram o que há por trás da campanha “pró-Jarbas”.

Todos os governistas procurados pela reportagem fizeram questão de frisar que não querem ver Eduardo derrotado. Acreditam que, mesmo com Jarbas na disputa, o socialista vencerá. O que não querem é o governador muito forte, ao ponto de não precisar dos “mortais”. “Na Assembleia só se fala disso. Até porque, se Jarbas não for candidato, Eduardo ficará mais tranquilo para sua reeleição... E pode se fechar com os seus secretários-candidatos”, disparou um estadual, reclamando de supostas invasões de bases por partes dos secretários-candidatos Ângelo Ferreira (PSB/Agricultura), Aluísio Lessa (PSB/ Articulação Política), Sebastião Oliveira (PR/Transportes) e do deputado estadual e ex-secretário de Turismo, Silvio Costa Filho (PTB).

Outro governista, que é deputado federal, falou de forma exaltada sobre o pensamento dos aliados que querem “amarrar” Eduardo. “Se fala muito disso aqui em Brasília. São uns canalhas que fazem isso para valorizar seu passe junto ao governador”, criticou. Outro parlamentar federal chegou a dizer que suas bases ligam para perguntar. “Tem pré-candidato a deputado estadual, com quem eu vou dobrar, que já me ligou para sondar se Jarbas seria candidato, justamente com esse argumento. Isso se fala tanto na Região Metropolitana quanto no Interior”, ressaltou. (Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: