quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Lançamento do Projeto Samuzinho em Petrolina

Culminância das comemorações dos cinco anos do SAMU acontece quarta(25) e quinta-feira (26)

O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a prefeitura Municipal de Petrolina participam da programação alusiva às comemorações dos cinco anos de instalações do SAMU em Petrolina que estão sendo vivenciadas desde o dia 03 de novembro.

Nesta quarta-feira (25) acontecem, na Praça do Bambuzinho, entre as 08h30min e 13h, palestras educativas e exposição de equipamentos do SAMU à população. Na quinta (26), ocorre a solenidade de lançamento do Samuzinho às 09h no auditório do SEST/SENAT. A criação do “Samuzinho” pretende conscientizar a comunidade e principalmente as crianças e adolescentes sobre os prejuízos do trote, um dos problemas mais sérios enfrentados pelo SAMU. De acordo com a coordenadora Geral do serviço de assistência, Solange da Costa Guedes, do total de atendimentos feitos até o mês de setembro deste ano em Petrolina, 19.697 foram trotes, redundando em prejuízos, pois o SAMU deixa de prestar serviços essenciais a quem realmente precisa, além de demandar custos com combustível e profissional.

Hoje o SAMU em Petrolina tem 60 funcionários, sendo 18 médicos, 32 técnicos e seis enfermeiras. A instituição conta com seis unidades móveis, sendo cinco de suporte básico (USB) e uma de suporte avançada (USA). Os recursos para a manutenção vem do Governo Federal(50%) e 50% dividido entre o município e o estado. Mas, de acordo com Solange da Costa Guedes, ultimamente os recursos do governo do estado não estão sendo repassados desde o mês de agosto desse ano. “É difícil manter o SAMU, mas procuramos manter a equipe unida para prestarmos o serviço da melhor maneira possível”, ressaltou.

Nenhum comentário: