segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pré-estreia não deve ter Lula


O lançamento no Recife do tão aguardado “Lula, o filho do Brasil”, marcado para a próxima quinta-feira, pode acontecer sem a presença da grande estrela do filme: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Quem deu a notícia foi o governador Eduardo Campos (PSB), ontem, durante a abertura do seminário sobre os 120 anos da República no País, no Palácio das Princesas. Campos não quis adiantar o motivo do eventual recuo de Lula, que já havia confirmado presença. Mas deu a entender que o petista tem medo que a oposição e a imprensa deem ao evento uma conotação político-eleitoral, já que a vinda da ministra Dilma Rousseff (PT), preferida de Lula para sucedê-lo, é dada como certa. “É melhor ele (Lula) falar sobre isso”, disse.

Antes previsto para acontecer em Caetés, terra natal de Lula, o lançamento foi transferido para o Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. Na ocasião, um grande número de prefeitos, ministros, deputados e outras lideranças estarão esperando pelo presidente, que pode frustrar a todos com sua ausência. Amanhã, o filme será exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Brasília. Por outro lado, Eduardo garantiu que Lula estará na sexta-feira, dia 20, em Bom Conselho, para a inauguração da fábrica da Perdigão. A presença de Lula é um argumento para reforçar a tese de que ele não quer vincular seu filme à campanha presidencial de 2010.

PRÉ-SAL

Hoje, às 11h, Eduardo reúne no Palácio a bancada federal de Pernambuco para discutir os projetos de Lei que regulamentam a exploração de petróleo na camada do pré-sal. Parlamentares da oposição, a exemplo do jarbista Raul Henry (PMDB), são esperados no encontro. À tarde, o governador viajará ao Rio de Janeiro para uma reunião com representantes do BNDES, no intuito de viabilizar mais recursos para o Estado. À noite, segue para Brasília, onde, no dia seguinte, participará das articulações para a votação dos projetos do pré-sal na Câmara.

O socialista também adiantou que sua nova viagem ao Agreste Meridional e ao Sertão do Moxotó, desmarcada três vezes, pode finalmente ser realizada após a inauguração da Perdigão. A ideia de Eduardo é permanecer na região cumprindo agenda da sexta-feira até a quarta-feira da semana seguinte.

Nenhum comentário: