domingo, 29 de novembro de 2009

CNB con­ti­nua man­dan­do no Estado

Passadas as ten­sões do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, o mapa dos es­pa­ços de poder das prin­ci­pais cor­ren­tes in­ter­nas do par­ti­do no Estado já pode ser tra­ça­do. A ten­dên­cia Construindo um Novo Brasil (CNB), li­de­ra­da pelo se­cre­tá­rio das Cidades, Humberto Costa, co­me­mo­ra o re­sul­ta­do da dis­pu­ta e con­ta­bi­li­za vi­tó­rias em di­ver­sos mu­ni­cí­pios. Já o Campo
de Esquerda Unificado (CEU), sob o co­man­do do ex-pre­fei­to João Paulo, pre­fe­re es­pe­rar os jul­ga­men­tos dos pro­ces­sos im­pe­tra­dos na exe­cu­ti­va na­cio­nal para fazer um ba­lan­ço ofi­cial do plei­to. Em al­gu­mas ci­da­des do Interior, a CNB pas­sou de mi­no­ria para maio­ria e ainda ga­nhou es­pa­ços no Recife, que con­ti­nua sob o co­man­do das fac­ções que com­põem o CEU.

As pro­je­ções de cres­ci­men­to da CNB em Pernambuco foram con­fir­ma­das, se­gun­do o pre­si­den­te ree­lei­to do PT es­ta­dual e mem­bro da cor­ren­te, Jorge Perez. “No geral, a gente cres­ceu. Na Região Metropolitana do Recife saí­mos de 38,16% (em 2007) para 43,75% (em 2009). No Interior, pas­sa­mos de 58,83% (2007) para 74,48% (2009)”, ava­liou. De acor­do com Perez, o par­ti­do está pre­sen­te, com di­re­tó­rios ou co­mis­sões pro­vi­só­rias, em 172 ci­da­des. Mas a co­mis­são elei­to­ral do PED in­for­mou que o nú­me­ro de mu­ni­cí­pios aptos é de 132. Deste total, 24, entre eles Caruaru, ficou de fora do pro­ces­so por ina­dim­plên­cia ou por não es­ta­rem or­ga­ni­za­dos.
Embora já fosse maio­ria no Estado, a CNB am­pliou ainda mais sua re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de. Em al­guns mu­ni­cí­pios a cor­ren­te dei­xou de ser mi­no­ria e em ou­tros ele­vou o nú­me­ro de fi­lia­dos. Na Região Metro­politana, por exem­plo, con­se­guiu tirar do con­tro­le do CEU os mu­ni­cí­pios de Abreu e Lima, Itamaracá e Jaboatão.
No Cabo de Santo Agostinho, no en­tan­to, o co­man­do man­te­ve-se com o CEU, em­bo­ra exis­­ta um equi­lí­brio de for­ças. Em Olinda e Paulista, a CNB con­ti­nuou he­ge­mô­ni­ca. Neste úl­ti­mo tinha maio­ria aper­ta­da, mas agora detém larga van­ta­gem. Apesar de ser o maior agru­pa­men­to in­ter­no no Recife, a CNB não con­se­guiu ar­ran­car das mãos das cor­ren­tes que com­põem o CEU o co­man­do do di­re­tó­rio.
“Mas am­plia­mos nossa res­pon­sa­bi­li­da­de no di­re­tó­rio. Vamos ter um mem­bro a mais”, co­me­mo­rou Perez. A co­me­mo­ra­ção maior ficou por conta do cres­ci­men­to no in­te­rior. A cor­ren­te pas­sou a ter maio­ria de fi­lia­dos em 11 ci­da­des: Araripina, Garanhuns, Gameleira, Mirandiba, Pal­meirina, Pesqueira, Salgueiro, Serra Talhada, Vitória de Santo Antõa e Sirinhaém. Em Cortês, no en­tan­to, a ten­dên­cia cres­ceu, mas con­ti­nua sendo mi­no­ria.
A par­tir dos nú­me­ros do PED, pode-se tra­çar um mapa da in­fluên­cia das cor­ren­tes atra­vés de suas cha­pas no Es­tado. Em pri­mei­ro lugar apa­re­ce a CNB com a chapa Construindo um novo Per­nambuco (14.587 votos); em se­gui­da vem a chapa Pra unir o par­ti­do, das ten­dên­cias Articulação de Esquerda e Mensagem ao Partido (8.394); de­pois ADS e PTLM com So­cialista, de­mo­crá­ti­co e so­li­dá­rio (2.988); Resgatando o par­ti­do do in­te­rior à ca­pi­tal (1.321); Novo Rumo (832); Não vou me adap­tar, o PT é mais (526); Terra, tra­ba­lho e so­­be­ra­nia (178); e Virar à Esquerda rea­tar com o so­cia­lis­mo (101).(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: