domingo, 29 de novembro de 2009

Ressocialização de detentos em Petrolina Já começaram os serviços de limpeza nas ruas

Começou dia (25) o trabalho de prestação de serviço ao Município de Petrolina pelos detentos em regime semiaberto do Presídio Edvaldo Gomes. A ação faz parte do Projeto de ressocialização de detentos, uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretarias de Infraestrutura e de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST).

O trabalho foi iniciado com serviços de limpeza da Avenida Honorato Viana. De acordo com o Secretário de infraestrutura, Nelson Minussi Filho, participam do serviço, nesse primeiro momento, 31 detentos. “Esse número vai aumentar. Até 50 detentos podem ser contemplados com a ação”, afirma. A experiência será ampliada para outros lugares de Petrolina. Além dos serviços de limpezas, o projeto também prevê jardinagens em praças, avenidas e ruas da cidade.

O projeto tem a duração de um ano. Os detentos prestam serviços ao município no horário das oito da manhã às dezessete horas de segunda a sexta-feira. Eles terão uma redução da pena por dia trabalhado.

O termo de convênio para o projeto, foi assinado no mês de setembro deste ano pela Prefeitura Municipal de Petrolina e o Governo de Pernambuco. Evidencia-se, com isto, a preocupação com a questão carcerária e de ressocialização dos detentos.

O Gerente de Projetos e Convênios do Governo de Pernambuco, Valfrido Uchoa, explicou que neste modelo de projeto é importante tomar algumas providências, como, fazer triagens, contar com a participação de uma assistente social, de uma psicóloga, organizar ficha carcerária, obter o parecer dos diversos setores internos, enfim, atender os pré-requisitos que concorram para o sucesso do programa. Ele ressaltou que a experiência de Petrolina tem tudo para dar certo, pelos cuidados que estão sendo tomados.

ASCOM

Nenhum comentário: