sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeito Julio Lóssio ministra palestra para agentes comunitários de saúde



Por J.Menezes / Josélia Maria

Problemas de acuidade visual como miopia, hipermetropia e astigmatismo são responsáveis pela cegueira em 153 milhões de pessoas no mundo. Os dados são da Organização mundial de Saúde (OMS). Esse foi o tema de uma palestra ministrada pelo oftalmologista e prefeito de Petrolina Julio Lóssio (PMDB) para agentes comunitários de saúde no auditório no Senac em Petrolina no último dia 25.

De acordo com o gestor municipal, a proposta de capacitação para triagem de problemas de refração visual, integra o contexto do curso de aperfeiçoamento aos agentes comunitários de saúde, lançado pelo prefeito no início do mês na Associação dos Agentes Comunitários de Saúde – ACOSAP, do qual participam 400 pessoas. “O momento é de prepararmos os nossos agentes de saúde para que se estejam informados sobre a rotina dos serviços de saúde, até porque com o avanço da idade é fundamental fazer a prevenção e assim garantir um envelhecimento ativo e saudável”, ressaltou.

Julio Lóssio explicou que, os problemas visuais principalmente os relacionados à refração, são comuns e freqüentes na população com idade igual ou superior a 60 anos. Se não forem corrigidos, dificultam e impedem o desenvolvimento de atividades cotidianas, aumentam os riscos de acidentes nessa população que apresenta fragilidades, em decorrência de outras situações. O surgimento de doenças crônico-degenerativas, limitações de mobilidade, são exemplos.

Munidos de informações sobre os problemas visuais mais comuns, os agentes podem orientar as pessoas a procurar o serviço de saúde especializado. Após o contato com os agentes, a população também pode multiplicar as informações e assim contribuir com a redução da cegueira no município.

Fonte: ASCOM-PMP

Nenhum comentário: