sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Estão abertas as inscrições para o Concurso de estudos de Gênero “Prêmio Naíde Teodósio 2009”

Manter, nos espaços formais de ensino, uma reflexão crítica das questões de gênero, estimula a produção de materiais relacionados ao assunto. Neste sentido, estão abertas as inscrições, até o dia sete de dezembro, para o concurso “Naíde Teodósio de estudos de Gênero 2009”, um trabalho que tem o apoio da Secretaria Municipal da Mulher de Petrolina, sendo desenvolvido pelas Secretarias Estaduais da Mulher; de Educação; de Ciência, tecnologia e Meio Ambiente; além da Fundação de Amparo á ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco (FACEPE); da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE); da Fundação de Patrimônio Histórico e artístico de Pernambuco (FUNDARPE) e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Os estudantes do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos – EJA, e do Programa Travessia, podem participar do concurso mediante a inscrição de redações ou roteiro de vídeo documentário. Já os estudantes de graduação e pós-graduação, além de Roteiro de vídeo documentário, podem inscrever Artigos científicos na seleção. As modalidades inscritas deverão abordar temas relacionados com a questão de gênero, como por exemplo, ‘Violência doméstica e Sexista’; ‘Mulher e meio ambiente’; Sexualidade e gravidez na adolescência’ e outros.

Para participar do concurso os interessados devem realizar as inscrições via Correios para o seguinte endereço: FACEPE- Rua Benfica, 150; Madalena, Recife – PE; CEP: 50720-001.

O objetivo do prêmio é implantar a discussão de gênero nos espaços de ensino, como também publicar pesquisas sobre a temática que vem sendo desenvolvida no estado de Pernambuco.

Sobre Naíde Teodósio:

Naíde Teodósio é um exemplo de vida. Nascida em Sirinhaém, interior pernambucano, de família pobre, conseguiu estudar internada no Colégio da Sagrada Família, naquele município. Este fato permitiu a sua iniciação no mundo da cultura, aprendendo a falar bem o francês. Contra a vontade do seu pai, resolveu, aos 16 anos, ir para o Recife, a fim de trabalhar e estudar, conduzindo duas irmãs mais novas. Naíde não aceitava casar e ser simplesmente dona-de-casa. Resolveu estudar Medicina, numa época em que o curso era considerado só para homem. Depois de se formar em Medicina, decidiu ser professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Isto contribuiu para que Naíde desenvolvesse um alimento que contribuiu com a diminuição da desnutrição infantil no Nordeste.

Naíde também sofreu perseguições políticas durante o golpe de 1964. Mas apesar disso, conseguiu vencer todos os obstáculos em sua trajetória universitária. Formou gerações de cientistas, consolidando grupos de pesquisa na área de Nutrição.

Contatos:

Secretaria Municipal da Mulher (87) 3867-3516

Maria dos Anjos (Secretária da pasta) (87) 8803-2930



Nenhum comentário: