sábado, 21 de novembro de 2009

Ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta morre aos 63 anos


Rodolfo Torres

Ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta morreu no fim da noite dessa sexta-feira (20), aos 63 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, e lutava contra um câncer no intestino. O velório de Pitta será na Assembleia Legislativa, a partir das 12h.

Em janeiro passado, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor. Contudo, seu estado de saúde se agravou e já era considerado irreversível nos últimos dias.

Pitta comandou a cidade mais rica do país entre janeiro de 1997 e dezembro de 2000. O mandato foi sacudido por suspeitas de corrupção, entre elas o escândalo dos precatórios, a partir de denúncias da ex-esposa de Pitta, Nicéia Camargo.

Ele chegou a ser afastado do cargo por 19 dias, mas foi reconduzido por ordem da Justiça. Antes de assumir a prefeitura, Pitta foi secretário de Finanças de seu antecessor imediato, Paulo Maluf.

Mestre em economia pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, com curso de Administração Avançada em Harvard, nos Estados Unidos, Celso Pitta foi executivo da Eucatex, empresa da família Maluf, por vários anos.

Em 2008, Pitta foi envolvido nas investigações da operação Satiagraha. Ele chegou a ser preso pela operação da Polícia Federal, mas conseguiu um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum comentário: