segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Coluna de hoje na Folha - A Crise no Governo


O fato novo de 2010

Por mais que João Paulo insista no discurso de alinhamento ao palanque do governador Eduardo Campos, só o fato de ter se desgarrado do governo já criou um ânimo novo na oposição. Há quem acredite também que o episódio possa levar o senador Jarbas Vasconcelos a enxergar o cenário de 2010 com outros olhos. O ex-prefeito é a maior liderança de esquerda na Região Metropolitana.

Mais do que isso, é um político de massas, popular, com um histórico de sucesso nas urnas de causar inveja. Não será surpresa, portanto, se ele passar a ser ternurado insistentemente pela oposição para um entendimento com o senador, com quem, aliás, lá atrás, quando prefeito do Recife, já se entendeu tão bem que pareciam velhos aliados.

Distanciado do prefeito João da Costa, sem diálogo com a corrente de Humberto Costa e com a relação desgastada com o governador, João Paulo tem grandes barreiras pela frente para fechar um entendimento com Jarbas, mas uma aliança branca, nos bastidores, já fazia um grande estrago.

O grande entrave para uma aproximação com Jarbas é o presidente Lula, que tem dito aos interlocutores, como o governador e o próprio João, que quer em 2010 passar por cima do senador, se ele vier a ser candidato a governador, feito um trator como vingança pela postura hostil ao governo.(Blog do Magno)

Nenhum comentário: