sábado, 14 de novembro de 2009

Acosap em Petrolina tem nova diretoria


Tomou posse ontem (13), na sede da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina (Acosap), localizada no bairro Antônio Cassimiro, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade, eleitos em 16 de outubro, cujo mandato é de dois anos. A solenidade teve início com a nomeação dos empossados: o Presidente Manuel Antônio Coelho Neto, a Vice-Presidente Elizete de Souza, a Diretora de Assistência Social Silvana Pereira Galvão como também de tesoureiros e secretários.

Além dos Agentes Comunitários, estiveram presentes no encontro, o Prefeito Julio Lóssio, o Enfermeiro Major (representando a câmara de vereadores de Petrolina), a Presidente dos Servidores Municipais de Petrolina- SINDSEMP, Wildes Mariléia, o Deputado Federal Fernando Filho, o Ex-Prefeito de Petrolina Odacy Amorim e o Presidente do conselho fiscal da ACOSAP, Francisco Geraldo Pereira.

A ex-presidente da Acosap, Maria de Andrade Silva, saudou os convidados e a diretoria. Ela afirma que foi uma honra estar à frente da associação e fez um balanço da sua gestão, das conquistas e dos desafios enfrentados durante o tempo em que esteve na entidade. “O que a gente pôde fazer, a gente fez, estamos juntos com a nova diretoria para lutar por melhores condições de trabalho”, afirmou.

O recém empossado presidente, que está à frente da Associação pela quarta vez, expôs as dificuldades e conquistas quanto à gestão da Acosap. “Quando cheguei à associação em 2003, os agentes estavam terceirizados e sem direitos trabalhistas, recebendo somente um salário mínimo. Uma conquista para a classe foi o salário família e o 13º salário”. Outra conquista mencionada pelo presidente refere-se a construção da sede da associação, a qual foram necessários quatro anos. Manoel afirmou também que vai lutar pela construção da área de lazer, junto ao Prefeito Julio Lóssio e ao Deputado Fernando Filho. “Ninguém chega ao 4º mandato de graça. Conheço a categoria, sei onde cada servidor mora e como vive”, esclareceu o presidente da Acosap Manuel Antônio Coelho Neto. Segundo ele, é preciso avançar na capacitação da categoria sendo importante a união dos agentes. Ele pediu ao prefeito que trabalhe pela categoria. “Eu acredito que o prefeito vai fazer uma das melhores gestões em saúde”, enfatizou.

O prefeito Júlio Lóssio (PMDB) cumprimentou a mesa, em especial aos agentes da área irrigada, elogiou o trabalho da ex-presidente da Associação, Maria Andrade, falou dos debates entre a câmara municipal e a classe, como também ressaltou as novas ações para a área de saúde. “Construir hospital não resolverá toda a situação da saúde em Petrolina”, lembrou. O prefeito comentou ainda sobre o ‘Petrolina Atendimento Médico Especializado’ (AME), que é um sistema, em parceria com o Hospital de Traumas (HUT) e o Dom Malan (HDM) visando a melhoria da atenção básica na saúde da cidade. Lóssio anunciou os cursos de capacitação que irão melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde em que cada agente terá um glicosômetro, um tensiômetro. Essas ações visam melhorar a situação da saúde no município, “Não se transforma nada sem luta, sem esforço”, ressaltou o Gestor Municipal.

A agente de saúde e vice-presidente da Acosap, Elizete de Souza, 36 anos, Agente Comunitária há 12 e filiada a Associação desde quando iniciou na profissão, mencionou as suas expectativas para a nova gestão. “Espero que a luta por melhorias para a categoria continue no que se refere às condições de trabalho, as condições de salário, para o bem estar dos filiados e da classe em geral”, disse.

O presidente do conselho fiscal destacou a relação da diretoria com os seus sócios, e falou da construção da área de lazer da sede, que será uma das lutas da atual gestão. “Queremos, nessa diretoria, somar com os sócios”. Na ocasião, a Presidente do Sindsemp ofereceu o apoio do sindicato. “No sentido de unir forças é que nos colocamos á disposição da ACOSAP”. Em sua fala, destacou a defesa dos interesses dos agentes comunitários na qualidade de funcionários públicos.

O evento contou também com uma confraternização com música ao vivo ao som de Wellington Miranda e ‘Forrozão sensação’, para celebrar o início da nova gestão.

Sobre a ACOSAP

A Acosap existe há 16 anos e foi fundada no dia 05 de novembro de 1993, por Romualdo Evangelista de Amorim, ex-agente comunitário de saúde. A sede foi construída ao longo de quatro anos e funciona no bairro Antônio Cassimiro como um espaço aberto à comunidade, onde eventos também acontecem. Atualmente são 480 filiados à Associação.

Nenhum comentário: