quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Pernambuco se transforma na capital mundial dos negócios de óleo e gás


Na próxima sexta-feira (19.12), o governador Eduardo Campos participa do lançamento do Projeto Suape Global. Com a realização do Governo do Estado, em parceria com o Sistema Fiepe, Sebrae-PE e Universidade Federal de Pernambuco, o trabalho visa consolidar o Complexo Portuário de Suape como pólo provedor de bens e serviços para a indústria de petróleo, gás, offshore e naval, além de disseminar a proposta para diversos mercados internacionais.

Para compor a mesa do encontro, que faz parte das atividades de comemoração dos 30 anos do Complexo Portuário de Suape, foram convidados o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, que já confirmaram presença.

Também estarão presentes o reitor da UFPE, Amaro Lins, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, da CNI Armando Monteiro Neto, da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, da FIEPE, Jorge Corte Real, e representantes do Banco do Nordeste, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis - ANP e Transpetro.

Durante o Suape Global, que acontece de 9h às 12h, no auditório do edifício do JCPM, no Pina, o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do porto, Fernando Bezerra Coelho, fará a apresentação dos objetivos do projeto: "Nossa idéia é construir um cluster competitivo e dinâmico na atração de indústrias de bens e serviços que compõe a cadeia produtiva dos grandes empreendimentos que estão chegando a Suape", explica o secretário. "O porto tem fortes potencialidades para se transformar numa referência mundial de toda cadeia de gás, petróleo, extração de petróleo em alto mar e indústria naval", completa.

Entre seus parceiros, o projeto também conta com o apoio do Centro de Pesquisas da Petrobrás - Cenpes, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, BNDES, Banco do Nordeste e Ministério da Ciência e Tecnologia. Ao final do evento, um almoço será servido para todos os convidados.

Focos de atuação - No seguimento de petróleo e gás, a cadeia se estende através das etapas de exploração (pesquisa, descoberta e desenvolvimento), produção (extração do petróleo e gás natural), refino (petróleo) e processamento (Gás), transporte e distribuição, e nesse contexto. No setor naval, a cadeia produtiva abrange as indústrias de metalurgia, siderurgia e navipeças, setor de serviços, áreas de engenharia, consultorias jurídica, econômica e empresarial.

Suape já oferece fortes atrativos como a localização geográfica privilegiada, infra-estrutura aeroportuária, proximidade de universidades, centros de pesquisa e escolas técnicas e tem incentivos fiscais diferenciados. "Outro ponto favorecedor é o constante aumento da demanda mundial de petrróleo e naval, graças ao crescimento industrial de países como China e Índia", ressalta Fernando Bezerra Coelho.


Serviço:
Suape Global
Dia: 19 de dezembro
horário: 9h as 12h
Local: auditório do edifício do JCPM- Pina

Nenhum comentário: