sábado, 20 de dezembro de 2008

41 cidades em estado de emergência em MG

Chuvas já causaram 12 mortes e mais de 4 mil desabrigados



SÃO PAULO (Folhapress) - A Defesa Civil de Minas anunciou na tarde de ontem que o número de municípios em situação de emergência no estado, em decorrência das chuvas, subiu de 39 para 41. O órgão também confirmou a morte de um homem de 57 anos em decorrência das chuvas que atingem a região. Agora, o número de mortes causadas pelas enchentes e deslizamento totaliza 12. Além disso, 4.234 pessoas estão desabrigadas e outras 23.796 desalojadas, ou seja, estão hospedadas em casa de amigos e parentes.
Segundo a Defesa Civil, o corpo de Walter Resende de Oliveira, 57, foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na noite de anteontem no município de Cataguases (MG). O órgão informou que não havia registros do desaparecimento de Oliveira, mas as evidências indicam que a causa da morte foi afogamento devido às enchentes que atingem a cidade.
A Defesa Civil de Minas afirmou que 41 cidades em todo o estado estão em estado de emergência devido às chuvas que atingem a região. Os municípios que decretaram estado de emergência nos últimos dois dias são: Guarani, Cataguases, Itapecerica, Jeceaba, Palma, Patrocínio de Muraié, Divinópolis, Ervália e Formiga.
O município de Belo Vale está isolado desde quarta-feira. Segundo a Defesa Civil, o transbordamento do rio Paraopebas causa alagamentos e impede o acesso à cidade pela MG-422, enquanto a queda de uma ponte impede a passagem pelo município de Moeda.
A cidade de Cataguases (MG), que ficou isolada devido ao transbordamento do rio Pomba, teve uma via de acesso liberada nesta manhã. De acordo com a prefeitura local, as águas que inundam a cidade baixaram cerca de 4 metros liberando uma ponte que dá acesso pelo bairro Barão de Camargo.
Alguns bairros do município ainda estão isolados e o envio de remédios e comida está sendo feitos por dez barcos. O abastecimento de água e o fornecimento de energia estão comprometidos, informou a prefeitura. A expectativa é que a distribuição de água seja normalizado ainda ontem.

Nenhum comentário: