quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Carla Bruni comemora aniversário em favela no Rio






Carla Bruni desfilou ontem sua elegância discreta no alto da Favela do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio. De calça social azul marinho, blusa cache-coeur da mesma cor e mocassin caramelo, a primeira-dama francesa chegou à favela às 10h40, e foi direto para o Ciep João Goulart, no alto do morro. Lá, onde funciona o projeto social Criança Esperança, foi recebida por cerca de 40 crianças do Cantagalo e da favela vizinha, Pavão-Pavãozinho. Os meninos, com gorrinho branco de cetim, cantaram "Parabéns pra você", acompanhados pela bateria de uma escola de samba mirim. Carla Bruni completou hoje 41 anos
Muito simpática, quase sem maquiagem, a mulher do presidente Nicolas Sarkozy usava um colar de ouro e brilhante com um pingente da estátua do Cristo Redentor, presente do Hotel Copacabana Palace, onde ficou hospedada com o marido e o filho Aurélien, de 7 anos. Sempre sorridente, parecia encantada com o passeio e disse que já planeja uma volta à cidade. "Amo muito o Brasil, amo muito o Rio. Só lamento passar tão pouco tempo aqui. Mas eu vou voltar, não em viagem oficial, para rever tudo o que me mostraram", disse. E ainda elogiou o povo brasileiro. "São pessoas muito diferentes, afetuosas, receptivas e generosas."
Ao lado de Adriana Ancelmo, mulher do governador Sérgio Cabral, Carla Bruni plantou uma muda de pau-brasil, conheceu a biblioteca do projeto social e assistiu a um desfile de moda da grife Moda Fusion numa passarela improvisada na quadra de esportes do Ciep, com uma vista deslumbrante da Lagoa Rodrigo de Freitas e da praia de Ipanema. Como o sol estava muito forte, providenciaram um guarda-sol para a mulher do presidente francês
Wendy Dantas Silva, de 5 anos, moradora da favela, sentou, sem cerimônia, no colo de Carla Bruni. Ficou lá alguns minutos, durante o desfile, mas de repente começou a chorar. "Tava com saudade da minha mãe", disse mais tarde. Foi socorrida pela mulher de Sergio Cabral que a tirou do colo de Carla Bruni. Larissa Mendes, 10 anos, ficou ao lado da visitante ilustre o tempo inteiro. Adorou. "Ela é simpática. Disse que eu sou bonita "
A beleza e o sorriso de Carla Bruni também encantaram o presidente da Associação de Moradores do Pavão-Pavãozinho, Marco Antonio Carvalho, que deu as boas-vindas à visitante. "A senhora é mais uma estrela que surge em nossa comunidade." Bruni respondeu com um "muito obrigada" em bom português. Carla ganhou de presente da ONG Moda Fusion, que reúne a brasileira Andrea Fasanello e a francesa Nadine Gonzalez, um vestido vermelho. Modelos negras da ONG Lentes de Sonhos, da favela Cidade de Deus, desfilaram as roupas criadas por Andrea e Natalie junto com costureiras do Cantagalo.
Luiza Brunet, muito elegante, também assistiu ao desfile ao lado de Carla Bruni. "Acho muito bom ela visitar a favela. Mostra que ela está engajada em assuntos sociais. Ela sabe onde é importante estar." A primeira-dama francesa não passeou a pé pela favela. Chegou e saiu de carro por uma rua pavimentada que leva direto ao Ciep. O esquema de segurança foi reforçado por homens da Polícia Militar que vigiavam as vielas que dão acesso à rua por onde a comitiva francesa passou.

Nenhum comentário: