O município pernambucano de Petrolina irá a Brasília, no próximo dia 17, receber o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, concedido às dez melhores experiências em gestão educacional de 2008 no Brasil. A partir de 2009, o município receberá a quantia de R$ 100 mil para ser aplicada no desenvolvimento, ampliação e avaliação da iniciativa premiada.
O prêmio é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e está em sua segunda edição.
Petrolina foi premiada com a experiência “Avaliação de ensino-aprendizagem: experiência desenvolvida na rede municipal de Petrolina”. Com o objetivo de diagnosticar o nível de desempenho escolar dos alunos, o município implantou, em 2003, a política de avaliação da rede municipal de ensino de Petrolina (Parmep). O município avaliou, naquele mesmo ano, 9.402 alunos do 1º ao 5º anos nas áreas de língua portuguesa e matemática, obtendo a média de desempenho escolar dos alunos de 3,95. A Parmep possibilitou desenvolver uma metodologia de acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos em cada turma e em cada escola; política de formação continuada; constatar a vivência dos descritores básicos no processo de ensino-aprendizagem e os níveis de leitura e escrita da rede municipal.
O Prêmio Inovação em Gestão Educacional é realizado a cada dois anos, com o objetivo de divulgar as experiências que ajudam a atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação. Os trabalhos premiados passam a integrar o Banco de Experiências do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional. O Ministério da Educação acredita que essas iniciativas servem de inspiração para dirigentes educacionais na elaboração de políticas de gerenciamento de sistemas e tem por objetivo elevar a qualidade da educação básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário