terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Projeto “Calçada Legal” prevê melhorias no espaço público em Petrolina

Surgido da necessidade da população em poder circular pela cidade devido a obstruções nas calçadas, o projeto “Calçada Legal” foi pensado para reorganizar o espaço público, onde os pedestres possam transitar com mais facilidade. A ação é promovida pela secretaria de acessibilidade, em parceria com a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e as secretarias de infraestrutura e de ordem pública.

Segundo o secretário de acessibilidade do município, Marcos Conceição, o projeto consiste no mapeamento das calçadas que estão ocupadas, onde a partir do estudo a prefeitura buscará meios para desocupá-las, visando o bem-estar do pedestre. Marcos ressalta que os ambulantes e proprietários de bares e restaurantes não vão deixar de exercer suas atividades, mas que apenas serão organizados nos espaços que ocupam. “Uma banca que ocupe 50% da calçada pode ser recuada, de modo que favoreça o pedestre. O projeto é de grande importância, pois a partir desta ação toda a população de Petrolina vai ter direito de usar as calçadas”, explica.

De acordo com Marcos, as intervenções serão iniciadas no centro e pelas ruas que dão acesso aos principais bairros da cidade. Ele informou ainda que nesta semana será baixado um decreto para que as pessoas que estão ocupando irregularmente as calçadas tenham o prazo de 60 dias para se adequar.

Em relação aos deficientes, o “Calçada Legal” prevê a organização do que já se tem e partir daí seja criado um novo modelo de calçadas, com base nas necessidades dos portadores de necessidades especiais.

Nenhum comentário: