quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nilmar garante vitória brasileira


Inspirado, Nilmar faz três dos quatro gols da vitória sobre o Chile


Morram de inveja, Argentinos!



SALVADOR (Folhapress) - Em seu primeiro jogo após a conquista da vaga na Copa do Mundo de 2010, o Brasil abriu 2x0, cedeu o empate, mas conseguiu se recuperar e derrotou o Chile por 4x2, ontem, em Salvador, na Bahia, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a competição do próximo ano.
O destaque da partida foi o atacante Nilmar, do Villarreal, da Espanha, autor de três gols. Júlio Baptista, da Roma, fez o outro. Suazo, duas vezes, descontou para a equipe chilena. O resultado manteve o time de Dunga na primeira colocação do grupo único que define os representantes da Conmebol no Mundial. Mesmo com a derrota, o Chile está próximo da classificação.
Com mais duas partidas por fazer, diante de Bolívia e Venezuela, no próximo mês, o Brasil soma 33 pontos, contra 30 do Paraguai, que também já está classificado para a Copa. O Chile ocupa a terceira colocação, com 27. A quarta posição, a última que dá vaga direta para o Mundial, pertence ao Equador, que tem 23. Com 22, a Argentina aparece somente em quinto e disputaria a repescagem se o classificatório terminasse hoje.
Com a necessidade de vencer para se classificar com duas rodadas de antecedência, o Chile adotou uma postura ofensiva no começo da partida. O Brasil respondeu na jogada aérea. Em duas cobranças de escanteio, levou a melhor e criou chances de gol. Aos 31 minutos, a bola por cima brasileira resolveu. Daniel Alves levantou a pelota da intermediária, a defesa chilena não cortou, Adriano falhou ao cabecear e Nilmar entrou de voadora, concluindo para o gol. O Chile teve sua primeira oportunidade importante aos 40. Matías Fernández bateu à queima-roupa para grande defesa de Júlio César. No rebote, Suazo mandou para fora. No minuto seguinte saiu o segundo gol brasileiro. Júlio Baptista recebeu passe e tocou no canto esquerdo de Bravo. Aos 46, o Chile descontou em pênalti convertido por Suazo.
O Brasil ficou com um jogador a menos aos quatro minutos da etapa final. Felipe Melo acertou um chute em Sánchez e recebeu o cartão vermelho. Com um a mais em campo, o Chile chegou ao empate aos oito minutos, novamente com Suazo. A reação chilena fez com que Dunga gastasse suas três substituições. Para recompor seu meio-campo, ele colocou o estreante Sandro e Elano, sacando Júlio Baptista e André Santos. Assim, Daniel Alves foi deslocado para a lateral esquerda. A outra alteração foi no ataque. Diego Tardelli ganhou uma chance como substituto de Adriano.
Pouco depois das mexidas, o Brasil chegou ao terceiro gol, novamente se aproveitando da deficiência chilena no jogo aéreo. Nilmar recebeu cruzamento da direita, ganhou de Medel e cabeceou para o gol. Aos 31, novamente Nilmar decidiu. O atacante do Villarreal pegou rebote do goleiro Bravo após finalização estranha de Maicon e só empurrou para dentro da meta. A vitória estava sacramentada.

Nenhum comentário: