quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Julio Lóssio inaugura Usina de Projetos


Com o novo formato de liberação de recursos do Governo Federal, em que os projetos devem estar cadastrados no Sistema de Convênios SICONV, os municípios precisam criar instrumentos de gestão que atendam a esse critério. Para acompanhar as mudanças, o prefeito Julio Lóssio (PMDB) acompanhado do Senador Sérgio Guerra (PSDB) inaugurou, domingo (20), a Usina de Projetos que funcionará no prédio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, localizada na Avenida da Integração, s/n, bairro Dom Malan.

A nova ferramenta ‘Usina de Projetos’ servirá como instrumento para integralizar as políticas públicas, de forma que as ações possam acontecer de maneira integrada, envolvendo o máximo de secretarias na execução dos projetos e programas. A usina contará com profissionais e estagiários nas áreas de economia, administração, contabilidade, direito e assistente social. Os agentes de convênios são formados por quatro arquitetos, dois engenheiros, um cadista (técnico em edificações), dois topógrafos, 02 assistentes sócias e uma psicóloga.

Durante a solenidade, o senador Sérgio Guerra disse ter conhecimento da realidade da prefeitura de Petrolina quando Julio Lóssio assumiu. Segundo ele, o peemedebista encontrou atrasos, falta de recursos e dificuldades. “Assisti recentemente no BNDES um financiamento feito para Petrolina onde consome, praticamente, toda a arrecadação que o município podia ter para fazer investimentos em prol do povo. Para acabar com essas pendências, os gestores precisam fazer planejamento, orçamento bem feito. Por isso, se faz necessário a instalação de usinas de projetos. Iniciativa válida para a cidade e que, com certeza, trará equilíbrio orçamentário e novos projetos. O prefeito começa de maneira organizada sua administração pública”, enfatizou.

Lóssio disse que a Usina de Projetos vai transforma-se numa fabrica de inaugurações. “Através de projetos iremos conseguir a liberação de recursos em Brasília, dos governos federal e estadual. A usina se tornará uma indústria de inaugurações. A elaboração de projetos ajudará a alavancar recursos necessários para realizarmos aquilo que prometemos as pessoas”, finalizou o prefeito avaliando a visita de Sérgio Guerra.

“A vinda do senador foi positiva porque ele pôde ver com seus próprios olhos, a falta de calçamento, saneamento e infraestrutura que assolam alguns bairros. Ele sairá daqui (Petrolina) com outra visão, com olhos de responsabilidade sobre as necessidades que o Senado Federal e o Congresso Nacional precisam enxergar e disponibilizar recursos para que possamos dar mais vida as pessoas que vivem na periferia”, lembrou.

De acordo com o secretário de Planejamento, Geraldo Júnior, o formato adotado em Petrolina é único no país. “Cada secretaria terá seu próprio agente de convênios, de forma que o secretário de cada pasta possa acompanhar o cadastramento de convênios e elaboração dos seus projetos junto ao Governo Federal ou Estadual, tornando o processo de capacitação de recursos ágil e eficiente”, explicou. A usina funcionará das 08h ás 12h.

Nenhum comentário: