sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Unidade Móvel do SESI chega a Petrolina

‘Serão oferecidos 600 exames preventivos gratuitamente’

Para facilitar a vida e a prevenção do câncer de mama e próstata no município, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o SESI/Pernambuco (Serviço Social da Indústria) vão oferecer 600 exames preventivos gratuitos à população. Os procedimentos serão realizados de segunda (14) a sexta-feira (18), das 08h às 17h, através de uma Unidade Móvel, coordenada por um time multidisciplinar de médicos e técnicos, que ficará estacionada no III Pavilhão do Parque Municipal Josepha Coelho.

A ação que faz parte do programa ‘Prevenção do Câncer de Mama e Próstata’ vai realizar 300 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) em homens com idade acima de 40, ou aqueles que apresentarem uma requisição médica, e 300 de mama em mulheres acima dos 40 anos. Das 600 fichas reservadas para o atendimento, 200 serão destinadas aos pacientes que estão na lista de espera cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde. As outras (400) serão distribuídas na segunda-feira, por ordem de chegada, explica a secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca.

O atendimento será dividido em duas etapas: segunda, terça e quarta serão realizados os exames de mama. Quarta, quinta e sexta os exames de próstata. “Quem não receber a ficha dia 14 ficará sem atendimento, mesmo quem tiver interesse de fazer o preventivo na quarta ou quinta-feira, terá que pegar a ficha na segunda-feira”, frisou a secretária.

Maria dos Anjos lembrou ainda que a Secretaria trabalhou o mês de março realizando palestras de prevenção nas escolas, distribuiu panfletos informativos, entre outras ações. “Hoje, com o incentivo da primeira dama do município Andréia Lóssio, a SMM traz esse serviço à comunidade com intuito de aumentar o acesso gratuito ao exame preventivo”, destacou Maria dos Anjos.

A unidade móvel do SESI/PE, equipada com terminais de serviços providos de infraestrutura adequada, já percorreu nove município do Estado e registrou 5.400 atendimentos. A equipe de profissionais vai realizar 120 exames de cada especialidade por dia, sendo que na quarta-feira, serão feitos 60 de mama e 60 de próstata. O Parque Josepha Coelho está localizado na Avenida Josemar Batista da Silva/ Centro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3867-3516.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais freqüente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Por ano são diagnosticados cerca de 50 mil novos casos. A terceira maior incidência no Brasil é o câncer de mama, com 49.440 novos casos. O Instituto estima que até o final de 2009, o Brasil registre um milhão de novos casos de câncer.

*O SESI é do Sistema "S" ligado à Confederação Nacional da Indústria que tem como Presidente o Deputado Federal Armando Monteiro Neto

Nenhum comentário: