quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Senado aprova indicação de Múcio para o TCU

José Múcio assume TCU
Com 48 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio acaba de ter sua indicação para o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovada pelo Senado. A votação, nominal e sigilosa, transcorreu rapidamente e com diversos discursos de elogio a Múcio, a exemplo do que aconteceu na manhã desta terça-feira (22): a indicação do presidente Lula já havia recebido sinal verde da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

"O ministro José Múcio é um homem público da melhor qualidade. Isto é consenso na Casa, no país", emendou o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). "Além de todas as qualidades citadas, [Múcio] ainda é pernambucano. Então, meus cumprimentos ao presidente da República", declarou o também pernambucano Cristóvam Buarque (PDT-DF).

Na CAE, a aprovação do nome do deputado licenciado foi obtida por 25 votos a um. O parecer favorável Múcio foi elaborado pelo oposicionista Sérgio Guerra (PSDB-PE), relator da indicação no colegiado. O parlamentar pernambucano ocupará a vaga do ministro Marcos Vilaça, que se aposentou compulsoriamente por atingir a idade-limite de 70 anos.

Para justificar a aprovação, parlamentares da base e da oposição consideraram as boas relações que Múcio mantém, tanto no governo federal quanto entre os oposicionistas, bem como seu perfil para ocupar o TCU, classificado por alguns como “um tribunal político”.

Nenhum comentário: