Até o ano de
As estratégias da operação estão no Programa Tudo Limpo, apresentado ao prefeito Júlio Lóssio. O projeto, desenvolvido pelos professores Almair do Nascimento Santos, Paulo Roberto Freire de Paul(mestrando) e Geannine Ribeiro Barbosa(diretora de serviços públicos), objetivam identificar, caracterizar, mapear e instalar unidades de recebimento de pequenos volumes (URPV) e descrever resíduos sólidos urbanos(RSU) para as diversas formas de aproveitamento no município.
Dentre os objetivos específicos do projeto estão: a identificação dos setores produtivos de resíduos sólidos urbanos em Petrolina, identificação e caracterização dos locais de deposição de RSV em Petrolina, averiguação e mapeamento das destinações irregulares dos resíduos, mapeamento e instalação das unidades de recebimento de pequenos volumes (URPV). O projeto propõe a realização de melhorias e serviços em 11 regiões da área urbana e quatro no interior, abrangendo todo o município com a limpeza de praças, poda de árvores, limpeza de áreas de lazer, centros esportivos, limpeza dos logradouros, retirada de entulhos, entre outros serviços.
Para o Secretário Nelson Minussi, uma dos pontos fortes o projeto é o compartilhamento das ações com as associações de moradores. Minussi ressaltou que agora não é apenas ele que será cobrado pela comunidade e pela imprensa. “Vocês também serão cobrados, inclusive por nós, vamos compartilhar também responsabilidades”, disse. O secretário explicou que através do reaproveitamento de sobras de construção será possível reciclar e produzir material de construção para serem utilizados na melhoria da infraestrutura da cidade. São blocos, paralepípedos, meio-fios. Os materiais foram apresentados aos presentes. “Dentro de 60 dias deveremos produzir os primeiros 20 mil blocos”, assegurou.
O gerente da CTR, José Medeiros falou que a parceria é uma das qualidades do projeto. “O CTR é parceiro do Programa Tudo Limpo”, afirmou. A Promotora do Meio Ambiente
Durante a apresentação do programa foram apresentados os equipamentos de reciclagem de lixo, como o “papalâmpadas” que recicla lâmpadas fluorescentes, evitando a contaminação do meio ambiente pelo mercúrio. Uma demonstração no local mostrou a agilidade do equipamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário