quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Polo Farmacoquímico poderá receber nova fábrica

Além do empreendimento, haverá a tentativa de firmar uma cooperação econômica, científica e tecnológica entre os dois governos.

O Polo Farmacoquímico e de Biotecnologia de Pernambuco, no município de Goiana, poderá receber mais um investimento no setor de hemoderivados. Em viagem pela Europa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, esteve reunido com o secretário de Relações Internacionais da Região da Lombardia, Roberto Ronza, na última segunda-feira (14), e combinou a vinda da delegação italiana para Pernambuco, na tentativa de iniciar as negociações sobre a provável instalação do empreendimento, que tem como trabalho principal o desenvolvimento de produtos com células-tronco para a remuneração de tecidos humanos. Além disso, haverá a tentativa de firmar uma cooperação econômica, científica e tecnológica entre os dois governos.

Durante a viagem, o secretário visitou laboratórios instalados na Ospedale Niguardia, em Milão, referência na área de pesquisa em toda a Europa, e que tem como parceira tecnológica a empresa AT Grade - especializada na manipulação de células tronca para a fabricação de tecido com aplicações terapêuticas e regenerativas ligadas a diabetes, cartilagem e órgãos internos.

Graças à escolha do Governo Federal em transformar Pernambuco numa sede do arranjo tecnológico e produtivo, capaz de contribuir com a produção nacional de fármacos e biotecnologia, os empreendedores deixaram claro o interesse de analisar a viabilidade de trazer para Pernambuco investimentos parecidos. Segundo Fernando Bezerra Coelho, o encontro fará com que bons frutos cheguem ao povo pernambucano. “A AT Grade quer vir para o Brasil. Eu vou apresentar Pernambuco como o melhor destino e vou tentar puxá-la para compor o nosso polo farmacoquimico”, comentou Bezerra Coelho.

O secretário também esteve na sede do grupo italiano Kedrion, que é o único produtor de hemoderivados do País, e que possui um faturamento superior a 220 milhões de euros, empregando mais de 1.200 pessoas.

A Lombardia é a sede do mais importante arranjo produtivo da indústria de biotecnologia da Itália, contando com mais de 260 empresas, das quais 140 tiveram início das operações em 2000. Neste setor, o volume de vendas chega a ultrapassar a marca de 5 bilhões de euros, e a indústria vem crescendo anualmente mais de 20%.

Nenhum comentário: