quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cortejo cultural dá inicio ao V Festival da Primavera

Com o conceito principal de integrar as diversas expressões cênicas num espaço atmosférico cultural, Petrolina abre caminho para o Festivale – V Festival da Primavera, agregado ao Festival Pernambuco Nação Cultural que começa nesta sexta-feira (18), com o cortejo de manifestações culturais populares de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes. A concentração sairá às 17h, da Praça do Galo até a Concha Acústica, onde contará com a participação do Secretário de Cultura de Pernambuco Ariano Suassuna, que fará, às 19h30, o lançamento do Ponto de Cultura do Samba de Veio da Ilha do Massangano e em seguida ministrará uma aula-espetáculo para o público em geral.

Com atrações ecléticas, a programação que se estende até o dia 26, reunirá atividades propícias a divulgar produções regionais, por meio de aspectos culturais como literatura, música, teatro, artesanato, cinema, dança, lítero-musical, cultura de rua, além do turismo. A grade musical é composta por cantores da terra, a exemplo da cantora Fabiana Santiago e Matingueiros. Geraldo Azevedo, Maciel Melo, Nilton Freitas, Nação Zumbi e Psirico são alguns dos destaques que farão parte do Festivale. Há ainda oficinas culturais, reunindo temas e linguagens para todos os gostos.

Dentre as atrações da programação, o público poderá também apreciar mostra de skate, feira de artesanato alternativo, Baile Municipal de Aniversário, lançamento do Jornal Farol das Letras – UBE Petrolina, exposição de vídeos, parque do rock e desfile do aniversário da cidade (114 anos). Fórum de Cultura, arrastão de quadrilhas e o encontro com artistas em comemoração ao aniversário do Centro de Artesanato Celestino Gomes darão um brilho a mais ao evento. O intercâmbio da cultura regional terá evidência de 22 a 26, com atrações artísticas envolvendo sete municípios do estado, na Tenda Cultural da Praça de Eventos do bambuzinho.

O Festivale é o resultado de uma parceria conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos e o Departamento Cultural e Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Os diversos espaços cênicos da cidade entram no circuito, com apresentações no Teatro do Sesc, a partir das 17h neste domingo (21 de Setembro/Aniversário da Cidade), com Fuá na Casa de Zé Mane – dança contemporânea / popular (Cia de Dança do Sesc) e Frever – dança popular (cia Balançarte). O marco contará ainda com uma compilação extensa da cultura popular através do Samba de Roda e Maculelê, Capoeira, Maracatu Baque Opará, Bloco Império Afro, dentre outros.

Tamanha diversidade não poderia passar despercebida, espera-se que o evento, seja capaz de aglutinar um público de aproximadamente 10 mil pessoas durante o período do Festival. Esse ano, o Festival de Música Geraldo Azevedo e A Noite da Dança não estão inclusos na programação, porque, segundo a diretora de cultura do município, Roberta Duarte, o Departamento de Cultura resolveu transferi-los para Dezembro em função de oferecer uma estrutura que permita uma melhor visibilidade aos eventos, explicou Roberta, ressaltando a importância do Festival da Primavera. “Nós, prefeitura e Fundarpe, buscamos abranger na programação as mais diversas áreas possíveis que proporcionassem um 'sabor' diferenciado. O festival é uma forma de incentivar o surgimento de novos talentos na região e promover o desenvolvimento da Cultura”, concluiu.

Nenhum comentário: