quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Hospital de Urgências eTraumas supera 52,9 mil atendimentos em um ano de funcionamento Unidade de referência completa primeiro aniversário nesta quar



O Hospital de Urgências e Traumas Dr. Washington Antônio de F. Barros (HUT), em Petrolina (PE), comemora nesta quarta-feira (23) seu primeiro aniversário, atingindo a marca de 52.985 atendimentos. A equipe do hospital, formada por mais de 400 profissionais, atende à região do Vale do Médio São Francisco, formada por 55 municípios dos Estados de Pernambuco e da Bahia, o que corresponde a uma população total em torno de 1,88 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

O HUT, unidade hospitalar pública ligada à Prefeitura de Petrolina, atende cerca 5.200 pacientes por mês. Desde a sua inauguração, o número não para de crescer. Para se ter uma idéia, em 2008 a média mensal era 3.800 pacientes. "Este aumento se deve à consolidação do hospital como referência para os 55 municípios pactuados na parte de procedimentos em alta complexidade em neurocirurgia e ortopedia", afirma o diretor executivo do HUT, João Brito.

Entre os avanços alcançados pelo hospital ao longo de um ano de funcionamento, Brito destaca o crescimento no quadro de funcionários, a implantação da Ouvidoria, a abertura da Sala Amarela - que tem cinco leitos e realiza o atendimento semi-intensivo -, além das adequações das Salas Azul e Verde, que proporcionaram mais comodidade aos pacientes.

O serviço social da unidade também foi ampliado. "Antes existia uma lacuna nos finais de semana, quando não havia assistentes sociais para dar aos familiares as informações dos pacientes, o que agora é feito todos dos dias", explica o diretor executivo do HUT.

A falta do credenciamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é apontada por Britto como a maior dificuldade enfrentada pela administração do HUT nos últimos meses. A boa notícia é que o Ministério da Saúde credenciou 30 leitos na semana passada – dezenove na UTI, cinco na Sala Amarela e outros seis no Centro de Recuperação Pós-Anestésico, que funciona no bloco cirúrgico. "Isto representa para o hospital aproximadamente R$ 400 mil a mais no orçamento por mês, o que vai dar um alto incremento para a parte financeira da unidade", frisa.

ESTRUTURA

– Atualmente o Hospital de Urgências e Traumas possui 118 leitos ativos. Todos os meses são realizadas na unidade mais de 150 cirurgias neurológicas, plásticas, buco-maxilo-faciais, ortopédicas e vasculares. Além disso, o HUT dispõe de um laboratório de patologias clínicas, que apóia as atividades hospitalares com mais de 40 tipos de análises.

O hospital conta ainda com uma equipe multiprofissional. Composta por assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeuta, fonoaudiólogos e nutricionista, ela garante a assistência integral e simultânea aos pacientes que necessitam do acompanhamento de profissionais de diversas especialidades durante o internamento.

Nenhum comentário: