quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Pobre não vai pagar a conta da crise, diz Lula
Sem resposta da Justiça, parentes lembram 20 anos de Bateau Mouche
Por 12 anos, Amaral presidiu a associação que reunia os parentes das vítimas do naufrágio. A Associação Bateau Mouche Nunca Mais foi criada inicialmente para dar suporte às famílias de garçons e funcionários do barco.
O grupo decidiu encerrar as atividades há cinco anos. A justificativa é de que a demora judicial desmobilizou os integrantes. Alguns processos do Bateau Mouche ainda estão em primeira instância, 20 anos depois.
O último dia do ano
"Chegamos ao último dia do ano, em atmosfera de festa, de movimento intenso, vontade grande de quebrar a rotina, seja para se abrir ao mundo viajando, revendo pessoas queridas e distantes, seja aproveitando o costumeiro silêncio e a paz que finalmente predominam nas grandes e pequenas cidades -esvaziadas de seus por vezes agitados e estressados moradores-, para curtir ainda melhor a introspecção, a solidão reflexiva, o precioso reencontro com nosso mundo interior.Tempo de olhar para trás, lembrar aquilo que o Universo nos propôs... e de que forma reagimos aos inúmeros sinais recebidos. Se tiver sido na vibração do amor... sabemos que o resto poderá ficar em segundo plano. E se o tempo voou pra V. também... felicite-se com isso, pois significa que mais e mais terá conseguido se desprender dos hábitos, do que entorpece a Alma... e terá provavelmente viajado pelos aspectos do feminino sagrado, resgatando sua criatividade, sua intuição, sua parcela de amor incondicional. Terá vivido mais e mais no único tempo que existe: o presente, o eterno "presente" com que o Universo brinda a todos, mas que poucos conseguem desembrulhar, apreciar e agradecer.Bom, foi um ano e tanto para quem plantou boas sementes em terreno fértil, buscando alimentar-se de bons pensamentos, fazendo sua parte consigo mesmo, com os que estão ao seu redor e com os demais reinos dos quais somos parte integrante. Resgatando, com coragem e firmeza, os valores perenes, recusando "levar vantagem em tudo", buscando equilibrar novamente o TER e o SER, dando o exemplo de como é possível viver melhor -em qualquer parte do mundo-, em qualquer idade, realizando-se pessoal e profissionalmente uma vez descoberta nossa vocação, a missão exclusiva que viemos realizar aqui na Terra, neste momento de transformação profunda e irreversível que começa a reciclar tudo à nossa volta, como um enorme tsunami varrendo, limpando tudo o que está podre, obsoleto e contra a Unidade. A vocês que este ano nos acompanharam na caminhada e que vão continuar conosco ,agradeço pela fundamental participação daquilo que chamo de "A Fonte", que ativa nossa intuição quando vibramos carinho, agradecimento, alegria pela vida."
Santa Maria: Capacitar e qualificar
Seca castiga Sertão e Agreste
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), a precipitação pluviométrica em 2008 foi 30% superior a média histórica registrada. Isso significa dizer, por exemplo, que nos quatro meses chuvosos do ano, com destaque para os meses de julho e agosto, que compreendem o período de maior precipitação, houve uma aumento na quantidade chuvas. A média no Sertão é de 600 milímetros por ano. Já no Agreste, a situação é um pouco melhor: 650 milímetros. “A gente não pode esquecer de levar em consideração que no Sertão os índices de evaporação são bem maiores do que no Agreste”, explicou o gerente de Operações da Codecipe, Major Ivan Ramos.
A estimativa da Codecipe é de que mais de meio milhão de pessoas estejam sendo afetadas pela seca na região Nordeste, a maioria concentrada no Sertão. “Essas localidades têm uma característica marcante, que é a população difusa. Pessoas que estão em locais isolados e, que por isso, a ajuda fica mais difícil por conta do acesso”, lembrou o Major Ivan.
RECURSOSEm anos de castigada seca, vários recursos já foram estudados como forma de amenizar os problemas acarretados, mas tudo deve ser pensado e executado com pelo menos um ano de antecedência. De acordo com o supervisor da IPA, Ivan Ferraz, a utilização da palma, além da palha do milho e do feijão são alternativas para garantir alimento aos rebanhos nesse período de seca prolongada. “Se no período do inverno o agricultor se prevenir, ele tem como oferecer ao gado uma condição nutricional que vai fazer com que ele resista no período da seca”, explicou Ivan Ferraz.
No entanto, para que essas ações preventivas tenham sucesso, é necessário uma antecipação das ações. A palma, por exemplo, deve ser plantada com pelo menos dois anos de antecedência antes de ser oferecida ao gado. Seu Gilvan da Silva, de 46 anos, sabe bem disso. Apesar de não ter um rebanho grande, procura sempre tomar medidas preventivas para não arriscar perder os animais. “No período de chuva, eu planto milho e feijão e agora eu ofereço ao gado as palhas secas, junto com a palma, que tem muita água dentro dela”, explicou.
Tá com cara de Presidente
Inauguração em tom de desabafo
Lula, Eduardo e João Paulo criticaram todos que se opuseram ao Dona Lindu
O prefeito rememorou o processo de aquisição do terreno até a escolha do nome do parque, quando, sensibilizado pelo gesto de Lula em doar o espaço para a cidade, resolveu homenagear a mãe do presidente, Dona Lindu. O petista também lembrou a luta de seus pais para educar os filhos e, ao citar sua mãe, ficou emocionado e com voz embargada. João Paulo agradeceu o apoio do governador Eduardo Campos e a ajuda da bancada governista na Câmara para a realização do projeto. “Tudo aqui foi construído a partir de muita polêmica, muita luta, mas, acima de tudo, muita garra e determinação”, disse.
O presidente Lula também reclamou das ações. “A gente perdoa e compreende todos aqueles que fazem protesto pelas coisas boas, mas não aqueles que eram contra esta praça porque queriam fazer especulação imobiliária com este terreno. Também não podemos compactuar com aqueles que são capazes de olhar com desdém para um busto de uma pobre retirante e são capazes de se ajoelhar para beijar o busto de uma princesa ou de uma rainha, em qualquer lugar deste País”, disparou. Frisou que o “preconceito” é a mais grave de todas as doenças. “Se você (João Paulo) tivesse feito, em vez de um busto de uma retirante e seus filhos, um busto de um aristocrata da elite pernambucana, não teria preconceito e não teria tido processos”, criticou o presidente.
Eduardo Campos criticou os opositores do parque e disse que, quando o filme sobre a vida de Lula, do cineasta Luiz Carlos Barreto, começar a ser rodado “muitas pessoas vão pedir desculpas pelas intervenções que fizeram quando foi anunciada essa justa homenagem”. “O senhor (Lula) é querido pelos pernambucanos porque nos quer bem, porque resgatou este Estado de 30 anos de lutas pequenas, azedas e mesquinhas que não construíram o futuro da nossa gente. Pernambuco lhe rende aqui justa homenagem”, disse o socialista.
Os dois agora concordam em tudo
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco
o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Pernambuco (SinjoPE) entrará em recesso desta quarta-feira (31/12/2008) até o próximo domingo (04/01/09), retomando as suas atividades normais na segunda-feira, dia 05/01/2009.
Governador escolhe sucessor de Obama no Senado, mas indicação pode, não ser aceita
"Nomeio Roland Burris o próximo senador dos Estados Unidos por Illinois", disse Blagojevich em entrevista coletiva.
O governador descreveu Burris como um homem de "integridade inquestionável e de longa experiência".
"Não deixem que as acusações contra mim manchem este homem bom e honesto", disse Blagojevich na entrevista. O governador foi preso no último dia 9 de dezembro pelo FBI (a polícia federal americana) sob acusação de pedir dinheiro e indicações para cargos públicos para ele e sua mulher em troca da indicação para o Senado. Ele alega inocência e diz que não irá deixar o cargo, apesar da pressão por sua renúncia e de um processo de impeachment aberto contra ele.
Burris, de 71 anos, foi o primeiro afro-americano a ser eleito para um cargo público em Illinois. Isso aconteceu em 1979, quando foi escolhido para ser tesoureiro do Estado, posto que ocupou até 1991.
Ao falar com a imprensa, Burris, que foi procurador-geral de Illinois entre 1991 e 1995, prometeu defender "a integridade" da cadeira de senador.
Além disso, declarou que não tem "qualquer relação" com o caso de corrupção no qual Blagojevich está envolvido.
O anúncio como Burris como senador pode ser um gesto vazio. O secretário de Estado de Illinois, Jesse White, de quem depende a ratificação da nomeação feita por Blagojevich, disse que não irá referendar a escolha. Líderes do Senado também reiteraram que não aceitam alguém nomeado por Blagojevich.
Em uma declaração feita na terça-feira, Senadores democratas disseram que o governador não deveria fazer a indicação, porque seria injusto com Burris, injusto com o povo de Illinois e, em última instância, não seria aceita.
Conheça os Secretários de Juazeiro-BA
Dalmir Florêncio Pedra
Carlos Luciano de Brito Santana
Ubiratan Pedrosa Moreira
Plínio José de Amorim Neto
Pedro Alcântara Filho,
Jairton Fraga Araújo
João da Costa Castro
Herlito de Souza Menezes
Maria José Alves Pereira Soares
Roosevelt Duarte Mota
Flávio Luiz Ribeiro Silva- Flávio Luiz vai responder interinamente pela Secretaria de Infra-estrutura, Habitação e Serviços Públicos.
Carlos José Neiva Almeida, 42 anos
Paulo César de Andrade Carvalho.
Fernando Veloso
Fernando Dantas
Antonio Carvalho Brito Gama
Marcos Moraes
João Santana Tosta Fonte: A Noticia do Vale
Leandro Duarte anuncia equipe
Presidente Lula inaugura Lindu hoje
Será entregue hoje a área externa do parque Dona Lindu, que conta com pista de cooper, de skate, playground, jardins e sanitários. Já o teatro e o salão de exposições ficarão para o mês de abril, segundo o secretário de Orçamento Participativo, Amir Schvartz. Os encarregados pelos serviços, no entanto, afirmam que os trabalhos só serão concluídos totalmente em junho.O teatro será coberto e terá um palco reversível, com paredes que poderão abrir para a área externa. O estacionamento contará com 327 vagas e um sistema de circuito fechado de TV será implantado para garantir a segurança.
Questionado sobre o porquê de uma inauguração parcial, o secretário justificou a entrega e comentou sobre o atraso nas obras, avaliadas em R$ 29 milhões. “A parte externa já pode ser utilizada e não tinha cabimento a população esperar até que tudo fosse concluído. Além dos embargos, também houveram atrasos por conta de matéria prima e o cronograma não pôde ser cumprido”, revelou Scvhartz. Segundo ele, a abertura para a população não irá prejudicar o andamento dos serviços. A entrega do Dona Lindu deve ser marcado também por protestos. Parte dos moradores locais, que queria um parque nos moldes do parque da Jaqueira, continua insatisfeita com o espaço reservado a área verde. Mas de acordo com a Prefeitura do Recife, 60% do espaço foi reservado para uma “área verde”. O local terá três mil espécimes vegetais. Após a inauguração do parque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se deslocará para um restaurante na cidade, acompanhado de sua comitiva, familiares e políticos locais, onde almoçará. Em seguida, ele segue para a Base Aérea e viaja para o Arquipélago de Fernando de Noronha.
Fundarpe convoca artistas para o Carnaval de Pernambuco 2009
Alerta
Lula critica ação da imprensa em seu governo
Ao se queixar da imprensa, Lula, porém, cometeu uma gafe. "Dizem que se a gente não repetir certas coisas muitas vezes a imprensa não publica, então, por favor, liguem os gravadores", disse o presidente, sem perceber que não havia nenhum jornalista na solenidade, realizada numa sala do segundo andar do palácio. Como de costume, os repórteres foram proibidos de participar do evento. A Presidência só permitiu que os jornalistas acompanhassem por um monitor, no térreo do palácio.
Durante a solenidade, o presidente informou que organizará dia 10 de fevereiro em Brasília uma reunião com os prefeitos para cobrar maior empenho na execução de programas federais de combate ao analfabetismo e à mortalidade infantil. Ele disse não entender o motivo de o País não conseguir reduzir a taxa de 15% de analfabetismo da população adulta, índice registrado desde os anos 1970. "O problema é que temos um estoque de analfabetos adultos", constatou.
Também irá propor um pacto para aumentar o número de registros civis. Ele citou a própria história pessoal para pedir que os prefeitos conscientizem os pais da necessidade de registrar os filhos, especialmente nos grotões. Lula contou que, ao nascer, o pai demorou para registrá-lo. "É que pobre do interior quando chega à cidade não vai primeiro no cartório, mas na bodega", disse. "Nenhuma criança pode sair do hospital sem o registro."
A partir de fevereiro, Lula vai transferir o gabinete do Palácio do Planalto para o Centro Cultural Banco do Brasil, a poucos quilômetros do centro de Brasília. O Planalto será fechado para reforma.
Prefeitos apelam ao TSE para garantir posse em 2009
O tucano Joselyr Benedito Silvestre obteve 64% dos votos ao cargo de prefeito da cidade de Avaré (SP), mas teve a sua diplomação impedida pelo TSE. Segundo o ministro Henrique Neves, presidente em exercício do TSE, o tucano não empenhou as ações cabíveis ao caso.
Outro prefeito cuja posse também foi negada é o do prefeito eleito pela cidade de Guapimirim (RJ), Renato Costa de Mello Júnior (PTC). Com a candidatura deferida em primeiro grau pelo TSE durante as eleições municipais, o político foi impugnado devido à interpretação do TRE-RJ de que a decisão do TSE foi dada fora do prazo eleitoral legal.
Além de Silveira e Júnior, o prefeito eleito para a cidade de Cárcere (MT), Ricardo Henry (PP), também teve a posse negada pelo ministro Neves. Segundo a assessoria do TSE, o pedido do político não apresentou recurso contra a perda do registro na Corte.
Nos casos das posses indeferidas pelo TSE, os segundos colocados nas eleições municipais assumirão o cargo. Em municípios em que os prefeitos impugnados obtiveram mais de 50% dos votos válidos, a população local será submetida a novas eleições, programadas para o início do próximo ano.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Trechos da entrevista de Eduardo Campos ao JC
DOIS ANOS
"O balanço que fazemos é muito positivo. Construímos um ambiente político saudável, procuramos estabelecer, logo após as eleições, a compreensão de que era hora de consolidar a paz política em Pernambuco. Ao meu ver, isso é uma contribuição importante. Estabelecemos uma base democrática com a sociedade, com a oposição. Nós avançamos no sentido de consolidar um modelo de gestão importante para atingir as metas. Um modelo calcado na transparência, na participação democrática, numa visão regionalizada do Estado, com objetivos estratégicos claros, metas para serem buscadas, com avaliações, indicadores de impacto e de resultado. Dois elementos que não são tangíveis, não são de pedra e cal, mas são balizamentos importantes para dar seqüência aos objetivos e compromissos."
"A segurança é um desafio global. O mundo mais rico, no hemisfério norte, sofre com o medo do terrorismo. Quanto custa ao mundo esse medo? Aeroportos, portos, câmeras nas ruas... No hemisfério sul, o fenômeno é fruto de um processo de desenvolvimento que expressa a violência urbana, um desafio dos grandes centros que para nós é enorme. Nossa visão foi de tratar a questão desde o primeiro momento com muito equilíbrio. Tive oportunidade de mostrar a algumas pessoas as gravações de todas as intervenções que fiz no primeiro e no segundo turno das eleições de 2006, nos debates de TV, rádio, universidades, sobre a segurança. Assim como o que está no nosso programa de governo. Sempre destaquei como grande desafio e a necessidade de um esforço dos governos e da sociedade para fazer frente. Foi daí que surgiu a idéia do Pacto pela Vida. O governo ouviu a sociedade, para consertar uma série de princípios norteadores da política de segurança, para implementá-las. É o que nós estamos buscando fazer. Nessa matéria não tem mágica, tem trabalho. E um trabalho que vai acumulando. Qual o primeiro destaque? Inovar na forma de conceber a política: ouvindo todos. Fizemos um pacto no qual todos se comprometem diante do problema e contribuem como podem. O segundo ponto: definir uma política de valores distintos dos valores tradicionais que regiam a política de segurança pública. No pacto, o principal é a valorização da vida, os direitos humanos, a troca da força pela inteligência. Valorizar os que se dedicaram de forma ética ao aparelho de segurança e extirpar os que têm práticas inaceitáveis. Depois, uma série de ações para recompletar as forças. Há todo um processo de seleção pública, mas ele exige tempo. Depois de concluir o processo, tem que qualificar as pessoas, mexer na infra-estrutura, nas delegacias, nos veículos e equipamentos, com novas ferramentas de tecnologia de informação. Essas coisas vão acumulando e, ao mesmo tempo, há uma visão de consolidar um modelo de gestão para a ação mais repressiva, além da preventiva, na qual os municípios têm um papel importantíssimo. Não é praticar aquele jogo de um colocar a culpa no outro, mas sim todos se aproximando do problema, prefeitos, governo estadual, governo federal e sociedade. As prefeituras demonstram interesse em participar, e encontramos um mecanismo de premiação com a distribuição melhor de ICMS para o município que participar mais."
REDUÇÃO DO CRIME
"O fato real é que nós invertemos uma curva, que não é uma coisa fácil num assunto complexo como segurança, que vem de uma série de fatores sociais, culturais e econômicos. Nós conseguimos segurar uma escalada. De 2004 para 2005 a curva subiu. Em 2006 subiu. Em 2007 caiu um pouco e em 2008 também. Houve uma retração, mas o problema ainda é gravíssimo. A meta a ser atingida foi estabelecida a partir de um estudo, de um diagnóstico. A meta do Pacto pela Vida é, principalmente, reduzir os crimes contra a vida, mas os índices de todas as outras formas de crime que geram a sensação de insegurança também caíram. Assaltos dentro de ônibus, por exemplo, caíram quase 40% com a universalização das câmeras. Seqüestros caíram nessa mesma proporção. Furtos caíram em 20%. Todos os números estamos medindo e acompanhando. O ano de 2009 será para colher uma série de políticas que estão estruturadas. Acabamos de colocar, há 90 dias, 40% do efetivo da Polícia Civil para ver processos, delegados para conduzir inquéritos. Só na Central de Inquéritos daqui o volume dobrou. Colocamos cerca de 600 PMs nas ruas mas tem mais 3 mil sendo qualificados. Acho que em 2009 o conjunto dessas políticas e ações de segurança pública vai dar frutos. Será um ano muito importante.
INVESTIMENTOS
"O papel mais destacado que as prefeituras podem ter é o preventivo, até porque, constitucionalmente, é o que cabe a elas. O uso do SUS, por exemplo, para tratar questões como o alcoolismo; as escolas municipais. Os municípios que podem criar guardas municipais, estarão nos ajudando a cumprir papéis que a polícia tem cumprido pela ausência da guarda municipal. Mas a ação típica da prefeitura é um trabalho de prevenção, de valorização dos jovens, qualificação profissional, iluminação, limpeza, obras viárias que tirem do isolamento comunidades que servem como esconderijos. Na ação do governo, os territórios são mapeados, são levantados sócio-economicamente, para a primeira tarefa com os novos prefeitos, para que a integração seja nesse grau. Se tínhamos uma idéia, agora já temos um projeto. Por isso que digo que 2009 deverá ser um ano positivo."
"Tenho tido contribuição muito grande dos aliados de todos os partidos da base. São solidários com apoio político em Brasília, aqui na Assembléia, na compreensão do papel que me coube no processo de eleição. Na eleição não tive nenhum problema, mesmo em cidades onde tinha mais de um candidato da base aliada. Não houve estresse nem reclamações, todos venceram as eleições, saíram maiores do que entraram. Todos têm contribuído. Esse é um outro motivo de comemoração, ter uma frente tão ampla, produzindo com unidade, respeitando os espaços de cada um."
O PT E JOÃO PAULO
"Com o PT também acontece essa relação de respeito e colaboração. Eu e João Paulo vencemos juntos a eleição no Recife, temos uma relação extremamente positiva. Vocês testemunharam isso e vão testemunhar mais. Não há desconfianças."
Unidade de Tratamento de Efluentes Líquidos
Na ocasião, a comitiva também visitou outras instalações do aterro, como a primeira Usina de Reciclagem de Entulho do Estado e o Centro de Educação Ambiental. Para o engenheiro responsável pela obra, Fábio Lopes, essa é a prova da responsabilidade que o município tem com a saúde, e meio ambiente. “Esse é um projeto pioneiro no estado. Estamos bem adiantados e o processo de recuperação do antigo lixão já demonstra resultados satisfatórios, melhorando a qualidade de vida de todos”, afirmou.
A presidente do bairro Antônio Cassimiro, Dona Graça, disse que agora os moradores do entorno do aterro e bairros próximos podem ter saúde e melhor qualidade de vida. “Agora nós estamos no céu. Já sofremos demais com a situação que existia aqui antes, agora estamos muito satisfeitos. Mudou demais nossa vida, não temos nem como comparar”, ponderou.
“Mais uma etapa concluída. Mais um desafio vencido. Essa é uma obra que cuida do meio ambiente, que cuida da saúde da nossa população, e são de ações como essa que Petrolina precisa. Estou muito feliz em deixar mais essa etapa finalizada. Esse é um projeto que tem uma prospecção para os próximos dez anos”, finalizou Odacy.
Única Mulher Eleita em Santa Maria da Boa Vista
Posse: Missa e Festa Popular em Santa Maria da Boa Vista
Às 17:00h, acontece missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Após o encerramento das solenidades, às 21:00h, uma grande festa popular na Praça Xisto Graciliano. Em um palco montado a festa deverá reunir a população boavistana que vai se divertir ao som de Nanaê (Salvador); Gean Mota (Petrolina) e a boavistana Xote Pras Meninas.
Cerimônias e grande festa popular marcam
O evento será presidido pela vereadora com maior número de votos na última eleição, Maria Elena (PSB). Ela dará posse aos novos legisladores do município e logo depois a Julio Lóssio e a Domingos Sávio, que assinarão seus respectivos Termos de Posse.
Enquanto os parlamentares seguirão às 19h para a sede da Câmara, onde escolherão a nova mesa diretora da Casa Plínio Amorim, o prefeito eleito na companhia do vice e do novo secretariado toma o caminho da Prefeitura Municipal, lugar onde será realizada a cerimônia de transmissão de cargos. Já confirmaram presença para o ritual de passagem, o atual prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, e os secretários da gestão 2005-2008
Após o encerramento das solenidades, que deverá acontecer às 20h, uma grande festa popular aguardará a população na Porta do Rio, Orla de Petrolina, quando vão se apresentar as bandas musicais, Thimidez (pagode), Flávio Leandro(forró), César Adriano(forró) e a banda de axé baiano Voa Voa. A animação promete movimentar toda a madrugada até o nascer do dia dois de janeiro, o ponto de partida para a construção de uma nova Petrolina.
Vice-prefeito eleito é assassinado a tiros
Para a Polícia Civil de Alagoas, o crime pode ter conotações políticas, já que a disputa eleitoral foi acirrada em Satuba.
Familiares que ajudaram na remoção do corpo até o Instituto Médico Legal Estácio de Lima (IML) disseram que Célio foi executado com pelo menos doze tiros, sendo quatro deles na cabeça. Pelas marcas deixadas no corpo do vice-prefeito, suspeita-se que os tiros sejam de pistola 9 milímetros. Os tiros foram certeiros e provocaram ferimentos gravíssimos. Por isso, Célio 'Barateiro' não resistiu ao chegar no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Segundo as informações da equipe médica de plantão, ele perdeu massa encefálica e estava com hemorragia interna.
De acordo com a polícia, Célio teria acabado de chegar ao seu supermercado (O Barateiro), quando foi surpreendido pelos pistoleiros. O vice-prefeito eleito vinha recebendo ameaças constantes por telefone. Segundo seus familiares, algumas das ameaças foram gravadas e entregues à polícia. Numa das gravações, uma voz do outro lado da linha dizia: "Você ganhou, mas não leva". A família do comerciante tinha aconselhado Célio a deixar a cidade e retornar somente no dia 1º de janeiro, para a solenidade de posse.
O corpo do comerciante chegou no final da noite de sábado ao IML, onde foi submetido a exames e liberado no início da manhã de ontem para o sepultamento, que deve ocorrer no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió. O prefeito eleito de Satuba, Cícero Ferreira da Silva - o Titor (PCdoB) esteve no IML, onde foi prestar solidariedade à família, mas não quis dar nenhuma declaração à imprensa sobre o crime. No entanto, familiares do prefeito afirmaram que ele também estaria ameaçado de morte e já teria pedido proteção à polícia.
Célio 'Barateiro' nunca teve envolvimento com política até ser eleito, no último dia 5 de outubro, vice-prefeito de Satuba, na coligação 'Mudar com Coragem e Honestidade', encabeçada pelo vereador de primeiro mandato Cícero Ferreira, o 'Titor'. Quando tomou conhecimento do assassinato do companheiro de chapa, o prefeito eleito estava em uma cerimônia de casamento 'Titor' e 'Barateiro' derrotaram Cyro da Vera Cruz (PSDB), que foi apoiado pela atual prefeita, Cícera do 'Bar', e é aliado político do deputado estadual afastado Antônio Albuquerque (sem partido).
Quarta-feira é o último dia para fugir do aumento da primeira CNH
Esta quarta-feira (31) é o último dia para garantir a primeira carteira de habilitação sem o aumento previsto para o próximo ano, provocado pela mudança na carga horária nos cursos das auto-escolas.
Os futuros motoristas estão se apressando para fugir da tarifa mais alta, o que fez com que o movimento de dezembro deste ano nos postos do Detran Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, dobrasse em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quem correu para pagar menos terá que esperar bastante para receber a carteira: com o aumento da demanda, o tempo de espera para a liberação do documento também subiu - os antigos 45 dias de espera agora chegam a até três meses.
Mesmo para fazer o exame psicológico, normalmente marcado imediatamente no início do processo, o futuro motorista terá que esperar até fevereiro.
TARIFA
FUNCIONAMENTO
Com a proximidade do feriado de Ano-Novo, os horários de funcionamento das lojas do Detran-PE na capital e no interior sofrem modificações. Na segunda e terça-feira (29 e 30) os postos do Detran-PE funcionam normalmente. Na quarta-feira (31), véspera da virada, todas as unidades de atendimento ao público do Detran, nos shoppings, Expresso Cidadão e no edifício-sede, funcionam até às 13h.
Joanna no pódio? Não, no altar!
Joanna esbanjou felicidade na sua festa de casamento com o estudante Rafael Franco. Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press |
Com a igreja lotada, o padre Caetano entrou no clima alegre dos noivos e proferiu um discurso leve e nada enfadonho. Explicou que conheceu Joanna pela televisão e que só mais tarde ao entrar no consultório de uma "certa geriatra" - Teresinha Maranhão, mãe da atleta - se deu conta de quem de fato era anadadora. "Queria nadar cinco por cento do que ela faz na água. Acho que me afogo até numa poça de água. Ela é uma danada", disparou o padre, que, por diversas vezes, falou que não estava habituado a tanta badalação ao seu redor. "Nunca celebrei um casamento com tanta gente ao redor. Você está acostumada a isso, eu não", brincou, referindo aos cinegrafistas e fotógrafos presentes ao enlace.
"Estou tão feliz que não deu tempo de chorar. E quanto aos pimpolhos estes só aparecerão depois que encerrar mais um ciclo olímpico. Daqui a quatro anos quero estar em Londres"
Joanna Maranhão
Companheiros de clube, seu técnico, Nikita, e a esposa, Ana Cristina, além de atletas de outras modalidades, como Yane Marques e Larissa Lellys, do pentatlo moderno, Rafael Dias (namorado de Larissa), do futsal, e a ex-nadadora Adriana Salazar fizeram questão de prestigiar o casamento da representante pernambucana nas Olimpíadas de Atenas e Pequim. O casal Fabíola Molina e Diogo Yabe veio ao Recife especialmente para abraçar Joanna. "Estamos muito felizes por compartilhar dessa nova etapa de Joanna. Gostamos muito dela. É uma pessoa que merece toda felicidade. Cheguei no sábado, perto da meia-noite, mas não poderia deixarde estar aqui", contou Molina, que registrou os principais momentos do casório em uma câmera fotográfica.
Na saída da igreja, noivos são felicitados pelos amigos com pétalas de rosas. Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press |
Já bastante à vontade, a atleta jogou-se na pista de dança. Com uma alegria contagiante, eladisse que não houve tempo para as lágrimas. "Estou tão feliz que não deu tempo para chorar".
Diário de Pernambuco
domingo, 28 de dezembro de 2008
Oito rodovias continuam com restrições no RJ, MG e SC
No Rio de Janeiro, a BR-356 permanece submersa por conta do transbordamento de um rio na altura do quilômetro 121. O trecho continua com um certo acúmulo de água e requer atenção do motorista. As equipes do DNIT permanecem monitorando o local. Nos trechos onde a pista foi liberada para o tráfego há muitos buracos.
Ainda no Rio, quedas de barreiras obstruíram parte da BR-354, entre os Km 13 e 19. Equipes do DNIT de Brasília e do Rio de Janeiro fazem vistoria no local. A área já foi sinalizada. As equipes colocaram pedras para conter a erosão até a obra definitiva. O trânsito flui nos dois sentidos, sendo que em alguns trechos segue em meia pista, com sinalização. O DNIT recomenda cautela aos usuários da rodovia, situada em região serrana.
Na BR-101, que também sofreu deslizamentos de terra nas imediações de Angra dos Reis e Paraty, o trânsito flui normalmente nas duas pistas, com acostamento ocupado pelo material que deslizou.
Em Minas, funcionários do DNIT trabalham para recuperar a pista da BR-494, no Km 90, entre as cidades de Carmo da Mata e Oliveira. As fortes chuvas comprometeram a estabilidade do terreno no trecho. O tráfego continua fluindo pelo desvio provisório no município de Cláudio, mas o percurso aumenta em 50 km. Na BR-116, no Km 813, em Muriaé, os veículos seguem pelo acostamento. Na BR-369, no Km 173,9, em Alfenas, o trânsito segue em meia pista.
Ainda em Minas, na BR-381, uma nova queda de barreira atingiu o quilômetro 428, no trevo de Caeté. A empresa responsável pela conservação esteve no local retirando a terra. Não houve necessidade de interrupção no trânsito de veículos.
Já em Santa Catarina, há desvios na BR-282, em Águas Mornas, no quilômetro 31, onde a pista cedeu e um desvio, ao lado da pista, garante o trânsito nos dois sentidos. Prosseguem os trabalhos de recuperação das encostas.
Governo brasileiro pede a Israel o fim de bombardeios à Faixa de Gaza
Na fronteira com o Egito, a fumaça mostra locais bombardeados em GazaO governo pede, na nota, que as partes se abstenham de novos atos de violência e reitera o entendimento brasileiro de que “apenas a moderação e o diálogo construtivo poderão conferir ao processo de paz o impulso necessário para que avanços efetivos sejam alcançados, nos moldes do pactuado na Conferência de Annapolis”. Na conferência, que ocorreu em novembro de 2007, iniciou-se nova fase no processo de paz entre Israel e Palestina.
João Henrique eleva o tom e lança Geddel para governador
Segundo o prefeito, o PMDB, que vai administrar 134 prefeituras na Bahia a partir de 2009, não pode deixar de lançar candidatura própria ao governo do estado. Além das eleições de 2010, João Henrique também falou de questões relacionadas a Salvador.
O prefeito não perdeu a oportunidade de criticar o PT que, segundo ele, abandonou o seu governo para disputar as eleições municipais. Criticou também a postura dos vereadores do PT, que anunciaram oposição ao seu governo. Segundo João, esses vereadores deveriam agradecer a ele por terem sido eleitos, já que ocuparam cargos de destaque em sua gestão.
João também disse que vai resolver o problema das barracas de praia e que, em quatro anos, a orla de Salvador vai estar igual à de Miami.
Após 17 anos, mãe encontra filho que foi adotado por casal alemão
Após 17 anos de separação, uma dona de casa de Salvador reencontrou o filho que tinha sido adotado por um casal de alemães. O encontro ocorreu neste sábado (27).
A mãe do menino, Marli Conceição de Jesus, contou que o Juizado recolheu Edvan quando vizinhos denunciaram que ela e o ex-marido, que trabalhavam como catadores de lixo, deixavam os filhos sozinhos em casa. Com seis meses, Edvan nunca tinha tomado leite.
"Eu passava muita necessidade com eles pequenos. Ele estava muito magrinho, estava muito desnutrido mesmo por falta de alimentação", conta a mãe biológica.
Marli acabou entregando o menino para adoção e nunca mais soube onde ele estava. "Eu achei que nunca mais ia ver ele. Achei que ia morrer e não mais ver meu filho", revela.
Quando o casal Manfred e Monika encontraram Edvan numa creche, ele tinha sete meses e pesava 2,7kg.
Manfred e Monika, que moraram em São Roque do Paraguaçu por três anos, acabaram adotando Edvan e outro menino de São Roque, Martin, e voltaram para Walldorf, na Alemanha.
Desde então, vinham tentando, por meio da creche, reencontrar a mãe do menino. "Eu mesmo sou um filho adotivo. Por isso, eu sei que a coisa mais importante é conhecer os pais de sangue", diz Manfred.
Promessa
Há três meses, a mãe foi encontrada e a família comprou as passagens para cumprir a promessa de promover o reencontro. Edvan descobriu que tem três irmãos. As gêmeas Gilvânia e Gilvana, e Diego, 21 anos, que tentou falar com Edvan pelo telefone. O problema é que o rapaz só fala alemão e não entendeu uma palavra.
Edvan explica que sempre sonhou em encontrar a mãe. Prometeu continuar mantendo contato e disse que vai aprender português para entender o que a mãe fala.
Marli também não entende uma palavra do que o filho diz. Mas quem disse que sentimento tem que ser traduzido?
Martin, o outro filho adotivo, também reencontrou a mãe. O reencontro foi na sexta-feira (26), na cidade de São Roque do Paraguaçu. O casal e os dois meninos voltam para a Alemanha em janeiro.
Do G1
Falcão brilha com quatro gols na volta à seleção e lidera vitória sobre o Paraguai
Falcão voltou em grande estilo à seleção brasileira de futsal neste domingo, na vitória sobre o Paraguai por 4 a 1, em mais uma etapa do Verão Espetacular, quadro do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. Longe da equipe desde a final da Copa do Mundo, por causa de uma lesão no joelho sofrida na final contra a Espanha, o craque deu show em Barueri (SP). Fez os quatro gols da seleção, com direito a um belo giro em cima do goleiro Ortiz para fechar o placar. As duas seleções voltam a se enfrentar na segunda-feira.
Antes da partida, a organização do amistoso fez uma homenagem aos campeões mundiais, com entrega de faixas a Carlinhos, Schumacher, Falcão, Betão, Gabriel e Marquinhos, os únicos que disputaram a competição e puderam estar presentes em Barueri. Este foi o sétimo amistoso do Brasil após o título mundial, com a sétima vitória, depois de ter passado por Eslovênia, Uruguai e Venezuela. O evento também marca a invencibilidade de 110 jogos da seleção de PC de Oliveira, que não perde desde 8 de dezembro de 2005 - 107 vitórias e dois empates.
- Nada melhor do que voltar à seleção com quatro gols. Alguns jogos são especiais e hoje, voltando à seleção após a lesão, foi uma volta espetacular – disse Falcão à Rede Globo, logo após a partida.
globoesporte.com
Petrolina: Transporte coletivo
Os ônibus que circulam pelas ruas de Petrolina são motivo de reclamação dos usuários. Muitos dos transtornos são causados por motoristas apressados que não estão atentos ao embarque e desembarque dos passageiros, além de não darem na sua maioria prioridade para idosos e portadores de necessidades especiais.
A velocidade em locais de curvas fechadas, a exemplo do Monumento da Integração, nos dá quase a certeza de que são orientados pelos donos de empresas de ônibus , para ficarem de olho no lucro...
Nos horários de pique ocupados todos os bancos, os que ficam em pé têm que suar. O espaço é mínimo e mal cabe meia dúzia de pessoas.
Fazendeiro acusado pela morte de missionária é preso no Pará
"Ele se apropriou do lote, depois negou essa apropriação. Ele, como era conhecido na região, foi preso porque a Polícia Federal descobriu documentos falsos de grilagem", disse o procurador da República Felício Pontes, que acompanha o caso.
Esse mesmo lote já havia sido grilado por um fazendeiro, mais conhecido como Taradão, nos anos 1990. Pontes disse que, durante a investigação, os depoimentos do fazendeiro sobre a posse das terras foram contraditórios.
De acordo com a Procuradoria da República no Pará, o inquérito da PF, que investiga a grilagem, pode dar origem a um processo criminal do MPF contra Regivaldo, que pode ficar preso até o final do processo.
Acusado como mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, Regivaldo Pereira Galvão ficou preso por mais de um ano, mas em 2006 conseguiu um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF) e aguardava o julgamento em liberdade.
Em novembro, religiosas da Congregação Notredame, à qual pertencia Dorothy, apresentaram documentos em que Galvão teria fraudado documentação, que comprovariam a posse do lote 55.
Após ser detido, o fazendeiro foi levado para a Polícia Federal em Altamira. Segundo a Procuradoria da República no Pará, o fazendeiro também responde a outras ações judiciais, por trabalho escravo, crimes ambientais e fraudes.
sábado, 27 de dezembro de 2008
Desperta, Juazeiro e Petrolina! (Alerta: O “Velho Chico” pode acordar este ano de 2009, e haver uma tragédia)
O “Velho Chico” é um rio dócil, de águas tranqüilas que descem da Serra da Canastra, em Minas Gerais, percorrendo das suas nascentes até o Oceano Atlântico 3.161 quilômetros, abrangendo 640 mil quilômetros quadrados de bacia hidrográfica, envolvendo os Estados de Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de Minas Gerais e parte do Estado de Goiás.
Correndo no seu curso natural em extrema lentidão, numa velocidade que oscila entre 0,70 cm a 1,10 metros por segundo, o “Velho Chico” parece está dormindo o tempo todo. Em alguns trechos a sua velocidade não atinge nem 7 quilômetros por hora, principalmente na região do Sub-Médio São Francisco, ou seja, entre Juazeiro-Ba. e Pirapora-MG. Entretanto, periodicamente, a cada 3 décadas, nos anos que terminam em nove, ele desperta do seu sono transbordando e elevando o seu nível em até 10 metros em sentido vertical e, sem dó, invade as cidades ribeirinhas alagando e devastando léguas e léguas de lavouras de suas margens, matando gente e bicho, e destruindo o progresso.
Geralmente, as chuvas, nas cabeceiras do "Velho Chico", caem entre outubro e novembro de cada ano, fazendo as águas do rio se avolumar e ficar barrentas. Somente a cada 30 anos o lençol de suas águas engrossa, subindo os barrancos das margens, invadindo as caatingas e fazendas de forma feroz e dominadora, causando o desabrigo de milhares de pessoas. Dessa forma as cidades são invadidas pelas águas do “Chicão”, sofrendo grandes prejuízos materiais.
A última enchente catastrófica aconteceu há 30 anos atrás, ou seja, em 1979, quando na ocasião o rio inundou as cidades ribeirinhas e destruiu da noite para o dia 16 anos de progresso do Vale, além de ter levado ao desabrigo cerca de 250 mil pessoas. Somente em Juazeiro, naquele ano, 800 casas foram destruídas pelas águas, levando ao desabrigo 4.689 famílias que moravam nos bairros da Coréia, Angari, Cajueiro e parte de Maria Goretti.
A maior enchente do São Francisco foi registrada em 1979, em que atingiu mais de 10 metros em sentido vertical. Semelhante à enchente de 1979 foi a que ocorreu em 1919, quando o "rio de barbas brancas" elevou-se a 9 metros e 80 centímetros acima do seu nível normal. Em dias de pique das enchentes do rio, o nível das águas sobe com uma rapidez espantosa atingindo até quatro metros em sentido vertical em uma só noite.
Às vezes, quando o “Velho Chico” transborda no ano que termina em nove, historicamente a enchente do rio volta a acontecer sete anos mais tarde, como a que ocorreu em 1926, que atingiu 9,67 metros, como também, em 1946, quando o "Velho Chico" voltou a se zangar pela quinta vez, subindo 7,68 metros do seu nível normal. A sexta grande enchente se deu em 1949, quando o rio voltou a subir 8,82 metros. Em 1979 completou a sétima grande enchente. A oitava enchente aconteceu em 1980, que atingiu um pouco menos de 8 metros de altura. As graves ocorrências de l979 e 1980 levaram ao desabrigo cerca de 450 mil pessoas.
No próximo mês de outubro de 2009 vai completar 30 anos que ocorreu na região do Vale a última enchente catastrófica. Acredita-se que nesse ano 2009 que se inicia, pode ocorrer outra grave ocorrência pluviométrica nas cabeceiras do rio São Francisco, fazendo acontecer a nona enchente catastrófica no Grande Vale. Deus queira que não!
Se vier a acontecer uma nova tragédia no Grande Vale, a barragem de Sobradinho não suportará o ímpeto das águas da represa de Três Marias, que fica situada na região do Alto São Francisco, no Estado de Minas Gerais. Isto contribuirá para o desaparecimento de cidades inteiras e a mortandade de gente o bicho. Tudo o que pode acontecer está inserido no livro de minha autoria: “O Vale que Desapareceu”, um conto histórico do gênero catástrofe.
*Wilson Dias, é Naturoterapeuta (CRT 23.553); jornalista (DRT/BA 460); e escritor, além de presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Preventiva (ABMNP);
E-mail/MSN para contato: wilson_terapeuta@hotmail.com
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=18236681850922133084
“Eleição polariza em todo canto”
Ainda nesta semana, o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, rasgou elogios a João Paulo, dizendo que ele tinha “espírito público, diante de atos do MP”. Naquele momento, Varejão se referia às reclamações do gestor quanto à série de processos judiciais impetrados pelos promotores públicos contra a administração petista. Margela, por sua vez, alegou que João Paulo “atacou o trabalho do MP” e lamentou a postura de solidariedade do procurador diante dos fatos. “Só agradeço ao gesto de Paulo Varejão por fazer um reconhecimento da forma como a gente vem conduzindo o processo. Agora, eles é que devem resolver a polarização dentro da Associação”, concluiu o prefeito.
Com relação a outro conflito, este sendo feito com o ex-governador Mendonça Filho (DEM), o chefe do Executivo se mostra bem mais tranqüilo. Recentemente, os dois andaram trocando farpas pela imprensa e chegaram até a abordar questões pessoais. Questionado a respeito da existência de um “terceiro turno” por conta do resultado das eleições deste ano, ele disse que crê na “paz”.
“Teve essa tendência (de se criar um terceiro turno). A partir de agora, período de Natal, momento de confraternização, acredito que terminamos aqui, e em janeiro (o prefeito eleito) João da Costa (PT) vai governar em paz. A tendência vai ser arrefecer um pouco esse tensionamento. Acredito que, no final do ano, Mendonça vai dar uma refletida melhor e o espírito natalino vai...”, colocou, sem completar a frase.
O rio e a cidade
Quem em 2009 o Recife reencontre com o Capibaribe e o Beberibe a senda do amor à vida.
Parque Dona Lindu, ainda inacabado, é inaugurado na terça-feira
Na próxima terça-feira (30), será inaugurada a primeira etapa do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O trabalho para conclusão da obra é intenso: funcionários estão no local entre as 7h e 22h. Oito meses do início da construção, 80% do espaço está concluído.
A primeira etapa do Parque inclui playground, pista de cooper e skate, quadra poliesportiva e equipamentos para ginástica. Faltam ser finalizados o pavilhão de exposições e o teatro, que terá 600 lugares. A previsão é que o Parque Dona Lindu esteja totalmente pronto apenas em março de 2009.
Segundo Cláudia Mota, presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), o atraso se deve aos problemas judiciais que a obra enfrentou e ao atraso na entrega de matérias necessários à construção, causado pela aceleração do mercado imobiliário.
O Parque Dona Lindu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço, que custou cerca de R$ 29 milhões, fica localizado entre as avenidas Visconde Jequitinhonha e Boa Viagem. A inauguração da primeira etapa contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jesus Luz passará o Réveillon com Madonna
Os boatos começaram após a diva trocar beijos com Jesus durante um ensaio fotográfico realizado para a revista "W", no Rio de Janeiro. Depois do último show da diva em São Paulo, no último domingo (21), ela recebeu uma festa de despedida em um bar e quem estava por lá? Jesus Luz.
Parece que o modelo conquistou mesmo o coração da Rainha do Pop. Segundo nota divulgada no Jornal "Agora", o agente de Jesus revelou que ele está com Madonna. O modelo já está em Londres com a cantora e tem planos de passar a virada do ano em uma ilha.
"Desde que Madonna seqüestrou Jesus, nem eu mais sei dele", diz o agente, Sérgio Mattos, da agência em que Luz trabalha, 40º Models.
O agente afirmou ainda, que Jesus ficou em São Paulo para tratar do visto em seu passaporte e sumiu.
Araripina:Agora sim... Lula Sampaio
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Decretada prisão preventiva para miss detida com traficantes
Os presos, colocados à disposição da Procuradoria Geral da Justiça, levavam dois fuzis AR15, três pistolas, nove carregadores, mais de 600 cartuchos de diferentes calibres, 16 telefones celulares e cerca de US$ 18 mil.
LAura Elena, original do Estado de Sinaloa, foi coroada em julho deste ano rainha de Sinaloa, além de vencer a disputa Rainha Hispanoamericana, realizada na Bolívia em novembro.
PMDB insiste no nome de Sarney
Ele conversou nesta semana com os tucanos Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE). No início de janeiro, terá nova rodada de conversa com os representantes do PSDB. Do DEM, ele ouviu a informação do líder do partido, José Agripino (RN), de que terá 14 votos.
A briga interna do PMDB, no entanto, pode rachar a base governista. Por conta da movimentação de Sarney, a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), também tem procurado os tucanos. "Vamos para a briga", disse ela, uma das comandantes da campanha de Tião Viana (PT-AC), candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Se Sarney entrar no páreo zera o jogo das candidaturas", previu Agripino Maia.
Com a provável eleição do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), para a presidência da Câmara, a bancada federal do partido ficaria na condição de principal interlocutor junto ao Planalto, prerrogativa que hoje é do PMDB do Senado. O Senado tem hoje os Ministérios das Comunicações, Minas e Energia e Saúde e todo o setor elétrico.
A Câmara comanda os ministérios da Agricultura e Integração Nacional. No raciocínio do PMDB do Senado, se Michel Temer for eleito presidente da Câmara e nenhum senador peemedebista tiver cargo de destaque na Casa, é muito provável que um dos ministérios migre para os deputados. A maior preocupação é com o da Saúde, cujo titular, José Gomes Temporão, está desgastado com os senadores.
Lula cria 300ª unidade de conservação
Publicada hoje (26/12) no Diário Oficial da União, a lei determina que na implantação e gestão da APA Serra da Meruoca, serão adotadas, dentre outras medidas, a elaboração de um zoneamento ecológico-econômico a fim de que sejam definidas as atividades permitidas ou incentivadas em cada zona, bem como as que deverão ser restringidas e proibidas.
No artigo 4º da lei, destacam-se as atividades desde já proibidas na região, tais como qualquer atividade industrial que afete o meio ambiente e provoque acelerada erosão ou assoreamento dos mananciais de água. Com a criação da APA, fica proibida também atividades que impliquem em matança, captura ou molestamento de espécies raras da biota regional, bem como o uso de inseticidas e fertilizantes que estiverem em desacordo com as normas oficiais. A lei proíbe também a retirada de areia e de material rochoso das encostas das bacias e dos rios.
De acordo com o texto da Lei 11.891, serão estabelecidas, na APA Serra da Meruoca, zonas de vida silvestre. A idéia é garantir qualidade de vida para a população e a conservação de florestas remanescentes, proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora silvestres e promover a recomposição da vegetação natural. A criação de uma APA, cuja proposta tramita há oito anos no Congresso Nacional, vai atender também aos anseios da comunidade local ouvida em audiências públicas.
O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, destacou a iniciativa do Congresso Nacional em ampliar os espaços protegidos do Brasil. Ele considera a criação da 300ª unidade de conservação uma prova de que a sociedade brasileira avança na conscientização da necessidade de conservação do meio ambiente. "A criação de unidades de conservação não é mais uma iniciativa isolada do Poder Executivo. Com a APA Serra da Meruoca, o Legislativo se mostra engajado nessa luta pela preservação das riquezas naturais", afirma.
A Serra da Meruoca é conhecida por sua beleza natural, com quedas d'água, riachos, trilhas e clima ameno. A 257 quilômetros de Fortaleza, a APA se localiza a 670 metros de altitude. Caracterizada pela Mata Atlântica, a unidade apresenta vários tipos de diversão ecológica para os visitantes, desde trilhas até banhos em cachoeiras. Entre os atrativos, estão a pedra do Bocão, local bastante procurado para a prática de esportes radicais, como, por exemplo, o rapel.
Há também o Buraco da Velha, outro ponto turístico da serra. Uma cachoeira formada pelo riacho Ytacaranha, em que a água desliza por uma parede rochosa, formando uma espécie de tobogã. Na região há vestígios dos índios rerius, o que demonstra ter havido aldeia nas proximidades.
Meruoca tem sua origem a partir da construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, na época das Missões Religiosas, cujo objetivo era catequizar os índios tarairiu (rerius) e outras tribos oriundas da Bahia. Eles se estabeleceram às margens do rio Acaraú, mas foram expulsos e se fixaram na Serra da Meruoca. Em 1955, Meruoca foi emancipada e se tornou município.