sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

João Paulo faz desabafo e agradecimento no morro

Foi em tom de desabafo que o ex-prefeito João Paulo (PT) fez um discurso improvisado ontem, aos pés de Nossa Senhora da Conceição, no Morro, em Casa Amarela. Depois de ter vivido um ano de dificuldades, tendo inclusive culminado no rompimento com seu afilhado político, o prefeito João da Costa, o ex-gestor subiu o Morro da Conceição para agradecer o carinho do povo pela aprovação de seu governo. “Por mais dificuldades que enfrentei este ano (em 2009), isso me estimulou a continuar cada vez mais o projeto político. O homem público não pode estar apegado a cargos nem mandatos. Tem que doar a vida dele ao bem comum. Esse é o grande projeto”, soltou.

João Paulo disse que representa o projeto político, mas “não é maior” que ele. “Meu sentimento é de oito anos de dever cumprido. O máximo que eu pude me doar eu me doei a essa causa do povo”, continuou, enfatizando que conversou com muitas pessoas que afirmaram estar ao lado do projeto político. O petista também afirmou que em 30 anos de militância o momento em que mais pode fazer pelo povo foi quando se tornou prefeito do Recife. Na subida ao Morro, João Paulo foi acompanhado por suas ex-secretárias de Gestão Estratégica, Lygia Falcão, e Direitos Humanos, Karla Menezes. Também acompanhou o petista o deputado federal Fernando Ferro, o deputado estadual, Silvio Costa Filho, o vereador Josenildo Sinésio, o presidente do PT recifense eleito, Oscar Barreto, e vários militantes.

Oscar vestia uma camisa com a frase “João Paulo senador”. Questionado sobre o fato, o ex-prefeito disse ser uma manifestação espontânea. Mas, antes, quando viu a camisa perguntou: “Que camisa mal-assombrada é essa aí?”. Segundo Oscar, o povo de Pernambuco “espera ver João Paulo senador”. Josenildo Sinésio, autor da articulação, disse que o ato de João Paulo tem uma simbologia pela “trajetória política” do ex-prefeito. “A gente sai daqui abastecido de uma energia positiva. A vida é um eterno recomeço. Todo mundo que está aqui faz parte dessa história. Tudo isso é João Paulo e somos todos nós juntos”, disse após relembrar que o ex-gestor sempre subiu o Morro, no dia 8 de dezembro, durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição. “Este ano (2009, ele não pôde porque estava em Brasília”, contou.

Embora as ruas estivessem praticamente vazias, as pessoas que surgiam acenavam para o ex-prefeito. Após os agradecimentos, João Paulo foi recebido no bar da Geralda por um grupo de batuqueiros da Escola de Samba Galeria do Ritmo. Foi presenteado com uma camisa e arriscou passos de samba. Hoje, às 6h, o petista irá tomar seu tradicional banho de mar em Boa Viagem, em frente ao Recife Palace.(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: