terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Instituto do Coração de Juazeiro terá uma das melhores infraestruturas da Bahia


Com inauguração marcada para o dia 10 de dezembro, o Instituto do Coração de Juazeiro – a mais nova unidade do Hospital Pró-Matre, vai oferecer aos pacientes do SUS e de todos os planos de saúde uma infraestrutura comparada aos grandes centros médicos avançados. Disponibilizará uma UTI cardiológica com 07 leitos, consultórios, sala de hemodinâmica, diversos equipamentos como eletrocardiograma, ecocardiograma, ergometria, MAPA, HOLTER e laboratório próprio, com capacidade para atendimento de cerca de mil pessoas por mês.

Apostando no prontoatendimento 24h, que será iniciado em janeiro de 2010, a ala emergencial do Instituto terá monitores cardíacos, oximetria de pulso, acesso imediato a medicações, exames laboratoriais específicos, teste ergométrico, ecocardiograma e cateterismo cardíaco. Segundo o Superintendente da Pró-Matre e cirurgião oncológico, Pedro Borges Viana Filho, esse investimento vem atender a uma grande demanda da região.

“Cerca de 40% dos atendimentos de urgência e emergência dos hospitais são cardiológicos e atualmente, muitas pessoas vão a óbito na região por não terem acesso em tempo hábil a exames e procedimentos invasivos como revascularização miocárdica através de angioplastia percutânea, procedimento este, realizado através de equipamento de hemodinâmica . Queremos mudar essa realidade e consolidar Juazeiro como mais nova cidade referência em procedimentos de média e alta complexidade cardiovascular”, disse o médico.

O setor de Hemodinâmica, coordenado pelo cardiologista intervencionista e professor da Univasf, Bedson de Sá e o professor Paulo Saad, especialista em cirurgia vascular e radiologista intervencionista, possibilitará a realização de cinecoronariografias, angiografias coronárias e periféricas, além de angioplastias com colocação de stents. O serviço viabilizará ainda o tratamento de urgência da doença coronariana, como angina e infarto, através de angioplastia primária; tratamento de aneurisma da aorta, aneurismas cerebrais e de outros vasos.

“Um equipamento de hemodinâmica de última geração vai detectar com precisão o grau de obstrução das artérias, possibilitando uma indicação mais segura do tratamento, em tempo real. Com esse aparelho, o Instituto do Coração de Juazeiro realizará até quinze procedimentos cardíacos e periféricos por dia”, afirmou Bedson de Sá.

O Instituto será também o único na região a realizar o estudo eletrofisiológico das arritmias com ablação (excisão) por cateter, para tratamento definitivo de alguns tipos de arritmias cardíacas sem necessidade de cirurgia convencional. Este exame reduz os custos do tratamento e o paciente pode retornar às suas atividades habituais em até 24 ou 48h após o procedimento.

A UTI Cardiológica, com sete leitos, vai privilegiar a biossegurança dos pacientes e o conforto de quem está internado. Janelas de vidro duplo com persianas insuladas colocadas nas paredes e divisórias permitem que o paciente consiga receber luz natural e saber quando é dia ou noite – um parâmetro importante para manter estável a produção de hormônios. Além disso, aumentam o conforto acústico, inibindo os ruídos vindos da Praça Barão do Rio Branco e acumulam menos sujeira. Visando à privacidade do paciente, o Instituto disponibilizará espaços (box) exclusivos, com divisórias, portas deslizantes, banheiro privativo, aparelhos de TV e ar condicionado.

Outra novidade é a instalação do sistema de dados online para o laboratório, que possibilita o acesso aos resultados de exames on-line. ‘‘Estamos investindo em serviços diferenciados e no bom atendimento, além de qualidade no diagnóstico. Todo o laboratório é automatizado com equipamentos de alta tecnologia, como o Angix da XPRO, que realiza exames do coração com muito mais segurança e confiabilidade”, afirma Pedro Borges Viana Filho.

O corpo médico do Instituto do Coração de Juazeiro é composto ainda por: Alexandre Baltar (Cirurgião Cardiovascular), Anderson Armstrong (Cardiologista), Antonio Marconi (Cardiologista), Aurélio Oliveira (Anestesiologista), Cândido Nobre (Anestesiologista), Cleber Libório (Cardiologista), Dinani Armstrong (Cirurgiã Vascular), Eduardo Gadelha (Cardiologista, Especialista em Marca-passo e Arritmiologista), Fernando França (Cardiologista), Henrique Dória (Cardiologista e Anestesiologista), Jairo Leal (Cirurgião Cardiovascular), Jeová Cordeiro (Cardiologista), Rogério Holanda (Cirurgião Cardiovascular), Sheila Hazin (Cirurgiã Cardiovascular), Vitor Borges (Cardiologista) e o Cirurgião Cardiovascular Fábio Granja, que coordena a equipe de cirurgia cardíaca.

Por Carlos Laerte, jornalista e poeta

Nenhum comentário: