“Magnífico! Encantou-me por demais a Petrolina que agora vejo, o sabor das frutas e o diferencial dos vinhos jovens que já conquistaram o mundo.” Esta foi a opinião do chefe do escritório do Ministério das Relações Exteriores para o Nordeste, o embaixador Isnard Penha Brasil, ao visitar na última terça-feira (03), o Vale do São Francisco na companhia de 75 diplomatas formandos do Instituto Rio Branco.
A comitiva, que trouxe ainda a embaixatriz Ana Maria Brasil e o diretor geral do Instituto Rio Branco, Embaixador Fernando Guimarães Reis, veio no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi recebida ainda na pista do aeroporto de Petrolina pelo vice-prefeito do município, Domingos Sávio Guimarães e representantes do Sebrae, Valexport, Vinhovasf, Vinícola Rio Sol e ASSITUR - entidades parceiras na realização da visita.
“Petrolina e todo o Vale muito têm a agradecer por esta tão importante iniciativa. Num futuro muito breve estes diplomatas estarão divulgando pelos quatro cantos do mundo os potenciais da nossa terra e da nossa gente”, destacou Domingos Sávio, que também é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Eventos do município.
Na sede da Valexport, o grupo conheceu em maiores detalhes os números da fruticultura regional - que responde por 99% das exportações brasileiras de uva e 87% das exportações nacionais de manga - através de uma palestra do vice-presidente da entidade, Ronald Mello. Depois de um breve city-tour pelo centro de Petrolina, os embaixadores e diplomatas seguiram para o município vizinho de Lagoa Grande, onde apreciaram na vinícola Rio Sol todas as etapas do processo produtivo do vinho regional, capaz de produzir 8 milhões de litros de vinhos finos por ano.
“Estamos vindo do Recife, onde pudemos conferir aspectos culturais do povo nordestino e o potencial econômico de Suape. Aqui, a riqueza é diferente, principalmente quando entendemos que tudo antes era só seca, somente caatinga. Onde estiver, vou levar essa imagem de transformação para que todos venham ver também do que o homem e o trabalho são capazes de fazer quando existe boa vontade”, comentou a diplomata formanda do Instituto Rio Branco, Fernanda dos Santos.
Para o novo coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae no Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, a visita vem reforçar ainda mais todo o trabalho que vem sendo feito visando à promoção comercial do destino turístico e roteiro do Vinho Vale do São Francisco. “A meta agora é fortalecer a parceria entre Sebrae, prefeituras, Assitur e Ministério da Integração Nacional, através da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do pólo Petrolina-PE / Juazeiro-BA), que deu origem a esse grande projeto, com o objetivo de aumentar o número de turistas/mês e divulgar cada vez mais, em feiras nacionais e internacionais, os sabores e belezas naturais do Vale do São Francisco”.
Ao final da visita, que se encerrou às 18h com a partida do grupo com destino à Brasília, o gestor de turismo do Sebrae na região, Helder Gomes e o superintendente de turismo da Prefeitura de Petrolina, Nivaldo Carvalho, aproveitaram a oportunidade para convidar os diplomatas e embaixadores para o 2º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais, que acontece em Petrolina em maio de 2010. O evento, que no ano passado ocorreu na Austrália, vai reunir no município representantes de 27 países.
“Petrolina vai se transformar na capital mundial dos vinhos tropicais” sentenciou Nivaldo Carvalho. O diretor geral do Instituto Rio Branco, Fernando Guimarães Reis, assegurou que deverá trazer novas turmas de diplomatas formandos para conhecer o Vale, podendo a próxima data coincidir com a realização do evento internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário