Cerca de 50 artesãs da zona rural e urbana do município de Petrolina participaram da III edição da Feira Mulheres Talentosas. O toque criativo nos produtos confeccionados com fios, tecidos, papel, madeira, cerâmica, junco, fibras vegetais e velas atraíram apreciadores da arte, na manhã do último sábado, na Praça de Eventos do Bambuzinho.
O projeto ‘Mulheres Talentosas’ desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria da Mulher tem como objetivo incentivar a categoria, oferecendo espaço físico e apóio técnico, de modo a viabilizar a produção e a expansão artesanal da cidade. De acordo com a secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, a oportunidade de expor e comercializar as peças, algumas delas desconhecidas pela população, é uma forma de valorizar a mão de obra feminina, tornando possível a geração de emprego e renda na região’, explicou.
Segundo a artesã, Vera Armstrong a iniciativa da Secretaria é louvável e fomenta o gosto de produzir mais. “Hoje nos temos um espaço garantido para vender nossos trabalhos, antes era difícil negociar uma peça. As janelas abertas proporcionam reverter o quadro de dificuldades enfrentadas por nós”, agradeceu. Mulheres Talentosas será realizado uma vez por mês, garantiu Maria dos Anjos.
De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) 8,5 milhões de brasileiros envolvem-se em atividades artesanais e que o setor movimenta, anualmente, R$ 28 bilhões, representando quase 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é desenvolvido pelo MDIC, que procura fortalecer esse setor da economia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário