segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rally dos Sertões passa por Petrolina nesta terça-feira



As atenções da mídia nacional e internacional estarão voltadas para Petrolina nesta terça-feira (30), pois o município servirá de passagem para os competidores do Rally dos Sertões 2009. A competição, que está na 16ª edição e é a segunda maior do mundo, teve início em Goiânia no último dia 23 de junho e será encerrada em Natal (RN).

Em Petrolina, os competidores desfilarão pela Orla e centro da cidade a partir das11 horas. Após o desfile, os veículos seguem para o Parque Josepha Coelho, onde passam pela manutenção e os pilotos aproveitam para descansar. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Domingos Sávio, a passagem do Rally dos Sertões significa uma oportunidade impar para a divulgação do município em toda mídia esportiva do país. “Montamos uma sala de imprensa para atender aos mais de 30 jornalistas dos principais meios de comunicação do Brasil que virão a Petrolina para cobertura do evento e divulgação das nossas potencialidades”. A edição 2009 do Rally dos Sertões está sendo disputada por 116 veículos, entre eles 55 motos, 47 carros, sete caminhões e sete quadriciclos.

Depois de Petrolina os motores vão roncar na cidade de Juazeiro do Norte-CE. São percorridos durante o Rally 5.045 km. A cada ano, o trajeto da prova contava uma história da cultura brasileira, marcando cada cidade em que passavam os veículos. No primeiro ano, o caminho abordou uma parte da vida de Luiz Gonzaga, ao passar por sua cidade-natal, Exu (PE) e pelo parque Asa Branca (PE), uma das maiores obras do cantor. Entre os temas escolhidos para 'nomear' o Rally dos Sertões, destacam-se: o livro de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas; a Coluna Prestes e Virgulino Ferreira, o Lampião.

Com o passar dos anos, a competição cresceu e, em 1995, foi reconhecida pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A prova já era considerada um grande evento e constava no calendário esportivo do país. O mesmo ano foi a estreia dos veículos 4x4. No ano seguinte, estrangeiros participaram da prova que ganhou notoriedade mundial. No ano 2000 foi adicionada a modalidade de caminhões e, em 2001, a duração da competição, que era de 14 dias, passou para 10.

O apoio da organização e da mídia fez com que o Rally dos Sertões não passasse apenas por uma competição esportiva off-road. O evento mesclou ações ecológicas e sociais, contribuindo para o desenvolvimento de um país ainda desconhecido pela maioria dos brasileiros. Em 2008, o Rally dos Sertões se tornou etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross-country da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para carros e caminhões, feito que não está sendo repetido este ano.

A prova de 2009 passará por sete estados brasileiros e usará seis deles como dormitório. Goiânia, Tocantins, Bahia, João Pessoa, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte terão o privilégio de acompanhar bem de perto as emoções do maior rali do país.

INVESTIMENTOS - A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Infraestrutura, melhorou a iluminação do Parque Josepha Coelho não só para o Rally dos Sertões, mas para todas as atividades a serem desenvolvidas no local. Uma sala climatizada e aparelhada com internet foi montada com toda infraestrutura para receber os jornalistas que acompanham os competidores.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nelson Minussi, R$ 100 mil foram investidos no Josepha Coelho. “Queremos que o parque se transforme no cartão postal da cidade. Desde quando assumimos a administração que o local vem recebendo manutenção, mas agora vamos melhorar também a infraestrutura hidráulica e elétrica para receber o Moto Chico (que será realizado no período de 09 a 12 de julho) e atender aos usuários do parque”, informa.

Mais de 500 mudas de vegetação nativa (diversas espécies) já foram plantadas no Josepha Coelho. Também está sendo feita a reorganização do trânsito e a operação tapa buraco nas vias de acesso ao parque.

Nenhum comentário: