sexta-feira, 26 de junho de 2009

Artistas aprovam São João de Petrolina

Flávio Leandro

Geraldinho Lins

A quarta noite do São João de Petrolina foi regada a muito forró pé de serra e às mais legítimas manifestações culturais do Nordeste. Inspirado na música gonzagueana e Jackspanderiana, Flávio Leandro abriu a festa por volta das 22 horas cantando sucessos juninos como - De Mala e Cuia – composição que o consagrou na música nordestina. A multidão não parou de dançar em quase duas horas de show do artista que já viveu em Petrolina na década de 90.

Ao fim de sua apresentação, Flávio Leandro comentou sobre o seu reencontro com a cidade. “O povo fez uma festa bonita e gostosa. Tenho certeza absoluta que esta tradição vai perdurar por muitos anos porque é importante resgatar, valorizar e fazer prevalecer a verdadeira música popular. Estou aqui para isso e o povo de Petrolina, tenho certeza absoluta, que também está aqui para isso”, afirma.

Às 23h30 foi à vez de Geraldinho Lins subir ao palco. Ele disse que ao ser convidado pelo prefeito Julio Lóssio a participar do São João de Petrolina sentiu-se honrado e reconhecido pelos quase 20 anos de trabalho. “Petrolina trouxe outros grandes artistas como Assissão e Amelinha. O município tem uma programação bem cuidada, valorizando a tradição do São João e principalmente as pessoas”, opina.

Ele disse que sua trajetória no período está sendo cansativa, porém, muito gratificante. “São 32 shows que a gente ainda não completou, mas já fizemos em estados como Sergipe, Paraíba, Alagoas e Pernambuco. Vejo que a cada vez mais o povo está voltando às suas origens, a qualidade e a poesia do forró. Tenho agenda lotada até o dia 20 de julho e retorno em agosto porque graças a Deus a gente não só toca no São João”, ressalta.

Perto das 2 horas Alan Cléber estreou seu repertório junino trabalhado especialmente para atender o São João de Petrolina. Ele disse que aceitar fazer o forró depois de 15 anos de carreira foi um grande desafio. “É uma proposta impar em minha vida, fizemos um roteiro bem delicado de raiz passeando pelos primeiros forrós elétricos como os das bandas Magníficos e Capital do Sol. Isso tudo está me deixando feliz e ao mesmo tempo nervoso”, conta minutos antes de fazer sua apresentação.

Cléber disse que a Prefeitura de Petrolina já deveria, há muito tempo, ter feito o resgate do forró tradicional. “A iniciativa é maravilhosa, tive aqui vendo o show de Amelinha e me emocionei. Acho que a juventude, a criança e o idoso, merecem o resgate. Nota mil por ter feito a escolha por esse estilo de São João. A prefeitura fez o carnaval dando prioridade ao frevo e acho que o São João também merece esse respeito. Estou feliz por ter sido incluído nesse contexto e acho que essa proposta deve continuar”, revela.

O prefeito Julio Lóssio (PMDB) chegou do Recife e foi direto ao Bodódromo para aproveitar mais um dia de festa. Ele disse estar muito satisfeito com a festa e garantiu que no ano que vem será muito melhor. “As pessoas estão tendo a oportunidade de ver grandes shows e desfrutar de uma música de qualidade. O São João de Petrolina foi criado para a família e também para os artistas consagrados do autêntico forró e também para a prata da casa”, finaliza.

Nenhum comentário: