O Hospital Dom Malan em Petrolina recebe hoje (8) a partir das 15h um grupo de jovens voluntários italianos que desenvolvem um trabalho de sorriso-terapia. Na ocasião, eles realizarão dinâmicas com o objetivo de despertar o sorriso dos pacientes da unidade. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e do Núcleo da Juventude. A ação no HDM, contando ainda com o apoio do Grupo Voluntário “Amigas Solidárias” que atua no Hospital Dom Malan
Coordenado pela estudante da Universidade de Pádua na Itália, Elisa Piva, o projeto "Educar para sorrir” segue a linha de tratamento de saúde da Associação Dr. Clown. “Por cerca de um ano faço parte dessa associação. O trabalho desenvolvido é inspirado no sorriso-terapia projetado pelo americano Patch Adams, um doutor revolucionário social e um showman, que dedicou sua vida a oferecer gratuitamente cuidados de saúde, pois acreditamos que a cura deve ser uma troca de amor humano, criativo, divertido, e não um negócio de transição. Patch é o fundador do Instituto Gesundheit, uma casa-hospital, na Virgínia Ocidental, que oferecia tratamento gratuito”, ressalta Eliza.
A Terapia do riso é uma técnica mental que ensina a recuperar a nossa capacidade inata de rir e ser felizes. É uma fonte de saúde e bem-estar. Como método terapêutico, já existe há muitos anos e nasceu na Índia. “É muito gratificante para Petrolina receber o trabalho social desenvolvido por esses jovens europeus que estão desenvolvendo experiências de sucesso aqui no Brasil. Na verdade, o que queremos é junto com eles amenizar a dor e contribuir na recuperação dos pacientes do Hospital Dom Malan”, esclarece o Diretor da Juventude do Município de Petrolina, Robson Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário