quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Site ‘Comunidade Segura’ diz que Petrolina é o novo case brasileiro de redução da violência

“O município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, é um novo case brasileiro de redução da violência”, assim divulgou o site comunidadesegura, na tarde da última quarta-feira (3). A matéria mostrou as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Juventude e Esportes durante os seis primeiros meses da gestão “As Pessoas em Primeiro Lugar” e os resultados positivos no combate à violência no município.

“De janeiro a junho deste ano, a cidade de quase 300 mil habitantes registrou uma diminuição de 35,5% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2008 (de 76 casos a 50, em números absolutos). As estatísticas também mostram queda de 29,5% no número de roubos - de 671 ocorrências para 473. O número de armas apreendidas aumentou 22,6%.”, informou o site.

Na matéria veiculada no site o secretário municipal de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, afirmou, ao ser questionado sobre o marco para o município na prevenção a violência, que o resultado se deve ao trabalho conjunto das polícias, da prefeitura, do Judiciário e do Ministério Público e à integralidade de ações.

“A prefeitura, por exemplo, alugou veículos e motos e entregou para as polícias Civil e Militar. Outras contribuições foram às ações conjuntas de prevenção, como a realização de palestras nas escolas, a capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho e a união de programas voltados para a cultura da não-violência, como Pró-jovem Vida Nova, Segundo Tempo e Judô com Cidadania”, afirmou.

Murilo falou ao site que atribui às desigualdades sociais e a ociosidade da população jovem os principais problemas de violência em Petrolina. “A combinação drogas, álcool e falta de uma cultura da não violência, têm contribuído para atos de violência. Não se pode desprezar que a cultura machista também ajuda para aumentar a violência, principalmente contra as mulheres".

Durante a entrevista ainda foram revelados números de prisões e programas de prevenção. A matéria pode ser vista na integra através do site: www.comunidadesegura.org.br

Nenhum comentário: