O Projeto de Lei do deputado federal Fernando Filho (PSB) que dispõe sobre a criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Município de Petrolina foi aprovado nesta quarta-feira (02).
As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio com o exterior, criadas em regiões que necessitam reduzir os desequilíbrios econômicos e sociais, têm se revelado um instrumento bastante positivo em outros países, especialmente na China, nos Estados Unidos e no México.
O relator da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado João Maia ressaltou que as ZPEs são um instrumento de incentivo ao comércio exterior e ao desenvolvimento local. “Deve-se encarar as Zonas de Processamento de Exportação como um recurso a mais a ser empregado pelo País na conquista de um processo de crescimento sustentado e permanente. A análise do histórico global das ZPE permite sustentar a constatação de que elas têm cumprido este objetivo nos mais diferentes países, independentemente do grau de desenvolvimento, do regime político e da forma de organização da economia”.
Para Fernando Filho a criação dessa zona na região trará grandes benefícios para economia. “Estou convicto de que uma Zona de Processamento de Exportação em Petrolina, dadas as suas peculiaridades, irá proporcionar a redução dos custos de exportação dos nossos produtos agrícolas, fortalecer ainda mais a participação regional no comércio externo brasileiro e, desse modo, assegurar maior difusão tecnológica, desenvolvimento econômico e social da região de forma equilibrada e sustentada”.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário