sexta-feira, 13 de março de 2009

Seminário para educadores visa erradicar o mosquito da dengue


Todos unidos por um objetivo: combater o mosquito Aedes Aegypti no município. Com a finalidade de sensibilizar os educadores da rede estadual de ensino de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira (13), no Centro de Convenções o Seminário Educação Ambiental e Saúde – Caminhos que se entrelaçam em combate ao mosquito da dengue.
De acordo com Diretor de Vigilância em Saúde do município, Francisco Freitas (Chiquinho), a pauta serviu para esclarecer aos professores sobre a necessidade de adotar práticas pedagógicas dentro da disciplina de educação ambiental, voltadas para a luta contra a dengue. “Propomos que sejam inseridas nas escolas ações estruturais para que o aluno possa ser sensibilizado visando à necessidade do combate efetivo ao inseto transmissor da doença”, alertou.
Durante o evento, os professores tiveram a oportunidade de observar amostras dos recipientes onde são encontrados focos do mosquito, através dos 95 agentes de endemias que prestam serviço de mobilização e prevenção no município. Segundo Joseane Maiara Monteiro, pedagoga da Escola de Referência Clementino Coelho, a proposta trabalhada em conjunto vai auxiliar para a erradicação do inseto. “Todos sabemos, por meio dos meios de comunicação, os cuidados devidos contra a proliferação, mas nem sempre a população pratica. Com uma reeducação de hábitos, acredito que o índice vai diminuir”.
Conforme dados da Secretaria de Saúde, 22 pessoas já foram notificadas com a doença. Nos últimos dois anos apenas um caso de dengue hemorrágica foi apurado. O índice de infestação na cidade é de 0,5%, número tolerado pela Organização Mundial de Saúde (1%). O encontro foi uma realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.


Por Jornalista Kátia Gonçalves

Foto:Joselito Menezes

Nenhum comentário: