segunda-feira, 30 de março de 2009

5mil pessoas foram atendidas com os serviços do Mutirão Petrolina Saudável


Neste domingo (30), a Prefeitura de Petrolina, através do Projeto Mutirão Petrolina Saudável ofereceu 13,400 mil serviços aos moradores do bairro Fernando Idalino Bezerra e localidades adjacentes. Das 8h às 13h, cinco mil pessoas compareceram a Escola Nicolau Boscardin para usufruírem gratuitamente dos 40 serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e lazer. O Objetivo do poder executivo junto ao secretariado é promover o bem estar e qualidade de vida da população, dentro de uma perspectiva de cuidar das pessoas com a prática de ações preventivas.
A programação deu inicio na noite de Sábado (29) com a exibição do Filme ‘Os dois Filhos de Francisco’. A exibição garantiu a presença de 500 pessoas no pátio da Escola Nicolau Boscardin. Para Maria do Socorro da Silva, moradora do bairro Idalino, a ação da Prefeitura beneficiou crianças e adultos. ‘ Nunca presenciei tanta alegria dos meus três filhos, eles brincaram e riram muito com as brincadeiras. Não é todo dia que tanto brinquedo chega de uma só vez no bairro. Outro ponto positivo foi o atendimento odontológico que recebi. Sofria muito com dores dentárias e agora me livrei”, agradeceu.
Em parceria com o Sest/Senat, Sesi, Senac, Senai, Corpo de Bombeiros, Exército(72Bi MTZ), Polícia Militar, Apami, Agência do Trabalho, Unimed, Instituto de Olhos, Expresso Cidadão, Fundação Mais, 8ª Geres, INSS, Sebrae, Univasf, Prodecon, Unimed, OAB, e Vara da Infância e Juventude, os participantes tiveram acesso aos serviços de prevenção de hanseníase, verminose, dengue, DST e HIV, teste do pezinho, avaliação antropométrica, aplicação de vacinas em crianças, Assessoria Jurídica e ouvidoria. Além de cadastramento dos flanelinhas, apresentações artísticas e cadastro de carteira municipal do idoso,a partir de 60 anos.
Na abertura do evento, o Prefeito Julio Lóssio enfatizou a importância não só da quantidade de serviços prestados, mas da qualidade em que chega a população. “Não são os dados somatórios que nos deixam felizes no final de cada Mutirão, mas a garantia de bons serviços. A Prefeitura pertence a todos não a poucos. Ressalvo também o nosso compromisso com a educação em nosso município. Entendemos que a escola, local que escolhemos para realizar o projeto, significa o berço de libertação das crianças”.
Segundo Wilma da Silva, residente do bairro Henrique Leite o Mutirão superou as expectativas dos moradores. “Muito boa à iniciativa. Quantas pessoas estavam precisando fazer exames, tirar dúvidas em relação aos serviços do INSS, SEBRAE e outros. O fácil acesso as benfeitorias é um marco para quem mora longe do centro da cidade, eu, por exemplo, já tenho em mãos minha primeira carteira de trabalho”. O Projeto Mutirão Petrolina Saudável contemplará todos os bairros.


Por Jornalista Kátia Gonçalves
Foto:Joselito Menezes

Nenhum comentário: