quinta-feira, 19 de março de 2009

Secretaria de Desenvolvimento Rural discute necessidades com representantes do interior


Com objetivo de levantar dados referentes às necessidades do interior, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião com representantes dos núcleos das Associações de Petrolina. Durante o encontro, foram discutidos assuntos sobre a atualização de diagnóstico agropecuário da área de Sequeiro, listagem de cursos profissionalizantes a serem implantados nas localidades, frequência das associações, além das informações sobre a demanda de silagem (reserva de alimento).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Pedro Henrique Nunes, os 11 núcleos, divididos entre as 108 associações do município, são coordenados por funcionários da Prefeitura e tem como finalidade interligar as informações dos moradores da zona rural com a Secretaria, facilitando o processo das ações diante dos problemas apontados. “Nós queremos atender a todos de maneira participativa, ouvindo a opinião de cada residente por meios dos representantes. Com essa comunicação mensal a gente vai agilizar as atividades, tanto emergenciais, como as de longo prazo”, explicou.
Uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Rural é implantar, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o projeto Formação Profissional Rural-FPR. A iniciativa visa integrar trabalhadores rurais assalariados, autônomos e produtores rurais em regime de economia familiar através da oferta gratuita de 133 cursos de capacitação. Na reunião, os lideres entregaram ao Secretário a lista com nomes e os dois cursos escolhidos pelos moradores, a serem implantados em cada associação.
Ao definir os encontros como positivos, o representante do Núcleo de Caititu, José Manoel dos Santos disse que ainda é a melhor forma de aproximar os produtores rurais das pastas administrativas municipais. “A ocasião nos permite discutir, solicitar e reafirmar as palavras dos produtores para o Secretário Pedro Henrique e, ao mesmo tempo, escutar as colocações dele e levá-las aos moradores”, concluiu.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, a relação será encaminhada ao Senar para definir a data inicial dos cursos. A reunião entre secretário e líderes acontece uma vez por mês. A próxima está agendada para o dia 6 de abril, no prédio da Secretária. Os núcleos zoneados são: Capim, Izacolândia, Caititu, Simpatia, Cruz de Salinas, Urúas, Pau-Ferro, Rajada, Rio Jardim e Ribeirinha.

Por Jornalista Kátia Gonçalves

Foto: Joselito Menezes

Nenhum comentário: