sexta-feira, 20 de março de 2009

Programa Primeira Empresa Inovadora


Para conhecer melhor os mecanismos de acesso ao Programa Primeira Empresa Inovadora-Prime, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura articulou a apresentação do Programa na manhã desta sexta-feira (20), no Centro de Convenções. Dispondo de R$ 249 milhões para gerar 1.900 novas empresas inovadoras no país em 2009, o Prime visa apoiar empresas nascentes na consolidação de sua estratégia gerencial para o desenvolvimento e a inserção no mercado de produtos ou processos inovadores.
Falando para um público de acadêmicos, representantes do governo municipal e empresários, o coordenador do programa, Eiran Simis, que atua ainda como gerente de incubação de novas empresas inovadoras a partir do C.E.S.A.R- Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, enfatizou que o programa permite ao empreendedor uma oportunidade de transformação de idéias em negócio. “Com recursos subsidiados pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, por meio de subvenção econômica, o PRIME irá proporcionar condições financeiras apropriadas para que empresas nascentes de alto valor de conhecimento agregado possam consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento do seu negócio”,explicou o coordenador.
No estado de Pernambuco 80 empresas serão selecionadas. No primeiro ano de operação do Prime, cada uma poderá contar com um crédito adicional de R$ 120 mil (não-reembolsáveis). De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Domingos Sávio, o momento é oportuno porque impulsiona nas pessoas um estimulo inovador. “A gente mora numa cidade do semi-árido que foi inovadora em desenvolvimento para o Nordeste, com essa iniciativa, os empresários podem criar produtos que facilitem o apóio do programa”, argumentou o secretário que também é vice-prefeito.
O recurso destinado deverá ser utilizado no apoio ao empreendedor, gestor do negócio e na contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes à empresa. Para participar do Programa, o interessado deve desenvolver atividades com conteúdo inovador em qualquer ramo de atuação, dispor de um produto viável economicamente e ter no máximo 24 meses de operação. A meta do Programa é trabalhar para o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a ascensão das pequenas empresas inovadoras no país.
“O C.E.S.A.R é uma das instituições parcerias do FINEP e responsável pela operacionalização do programa em Pernambuco. Petrolina é a primeira cidade a receber o Prime e foi escolhida por ser pólo regional de desenvolvimento e exercer influência em todo o Vale do São Francisco.


Por jornalista Kátia Gonçalves

Foto:Joselito Menezes

Nenhum comentário: