domingo, 22 de março de 2009

Presidenciáveis disputam espaço no Nordeste







Com 1.558.196 km² de área e mais de 50 milhões de habitantes, sendo cerca de 30 milhões de eleitores, o Nordeste é reconhecidamente o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Talvez por isso se justifique a correria em alto nível iniciada pelos presidenciáveis na Região. Apenas neste semestre já passaram por terras nordestinas os quatro nomes cotados para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) daqui a dois anos: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), além dos governadores tucanos José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais).
A movimentação inicial começou através da ministra Dilma, nome predileto do presidente Lula para as eleições de 2010. Só neste ano a pré-candidata visitou Pernambuco duas vezes e virá ainda uma terceira vez nesta segunda-feira para inaugurar a fábrica da Sadia, na cidade de Vitória de Santo Antão. Ademais, passou pelo Ceará na última quinta-feira. Na pauta, projetos referentes ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do qual ela é a coordenadora. É importante salientar a data estratégica escolhida para o evento. O dia 19 de março é feriado por conta do padroeiro do Estado, São José. Para completar o cerco de atenção, Dilma se reuniu por três horas com a bancada nordestina da Câmara Federal na semana retrasada.
Houve uma iniciativa por parte da oposição no sentido de “barrar” as visitas da petista, mas a Justiça Eleitoral interpretou que os atos executados por ela não se referem a uma campanha antecipada. Diante disso os tucanos arregaçaram as mangas e foram à luta. Quer dizer, vieram para o Nordeste. Primeiro, o governador Aécio Neves confirmou presença no lançamento do livro “Daquilo que eu sei”, do ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra. Realizado na semana passada, o evento ocorreu em Pernambuco. O mineiro, então, aproveitou a oportunidade para assumir compromissos partidários. De prontidão, José Serra não perdeu tempo e aceitou o convite de Aécio para vir ao Estado no sentido de realizar as atividades em união.
Lutando para consolidar sua candidatura presidencial, Ciro Gomes teve um ponto negativo que atrasou a sua articulação pelo Nordeste. O socialista teve uma paralisia facial recentemente e ficou impossibilitado de se locomover por um longo período. Assim que melhorou já participou de agenda conjunta com a ministra Dilma e integrou uma mesa de debates sobre a transposição do rio São Francisco, tudo isso na região nordestina. Hoje, o cearense perde somente para Serra nas pesquisas de intenção de voto. Logo em seguida, vem Dilma e Aécio.






Paulo MarinhoAgência Nordeste

Nenhum comentário: