domingo, 29 de março de 2009

DEM pega no pé do PAC e de Dilma

Tratado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como a luz no fim do túnel para o Brasil, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) começa a ser “descascado”, amanhã cedo, pela oposição democrata, que inaugura, em solo ­pernambucano, sua Caravana da Transparência. O movimento consiste em “passar a lupa”, in loco, nos canteiros das obras previstas pelo PAC, e conferir se a velocidade de andamento das mesmas condiz com o que prenuncia o nome do Programa, ou se os investimentos anunciados arrastam-se a passos de tartaruga, pendendo mais para “estratégias virtuais”. Mas o principal alvo é a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Considerada “mãe do PAC”, ela desponta como pré-candidata do PT à Presidência da República.
Para com­por a co­mi­ti­va fis­ca­li­za­do­ra devem che­gar, hoje ao Recife, o líder do DEM na Câmara Federal, de­pu­ta­do Ronaldo Caiado (GO), o de­pu­ta­do Antônio Carlos Magalhães Neto (BA) e mais sete par­la­men­ta­res da ban­ca­da fe­de­ral. Roberto Magalhães e José Mendonça estão nas pre­vi­sões. Somam-se ao grupo, o vice-pre­si­den­te na­cio­nal da sigla, de­pu­ta­do André de Paula, o pre­si­den­te es­ta­dual, Mendonça Filho, e os re­pre­sen­tan­tes da le­gen­da na Assembleia Legisla­tiva. Por volta das 8h, a equi­pe par­ti­rá de Boa Viagem, rumo a duas ou três obras do PAC si­tua­das na Região Metropolitana. Por ques­tão de es­tra­té­gia, os lo­cais ainda não di­vul­ga­dos.
Frisando que a pro­pos­ta da Caravana não é for­mar um coro anti-PAC, mas co­brar a exe­cu­ção do que foi pro­me­ti­do, André de Paula aler­ta para os nú­me­ros “gri­tan­tes”, ou tão pe­que­nos que nem che­gam a fazer eco, das ver­bas li­be­ra­das no Orçamento da União para o Programa. “Se for ao Orçamen­to da União, vai ver que ape­nas 3% dos re­cur­sos pre­vis­tos para serem alo­ca­dos no PAC (R$ 31,4 bi­lhões para Pernambuco) foram in­ves­ti­dos”, en­fo­ca o de­pu­ta­do, ci­tan­do a fa­la­da fer­ro­via Transnordestina como exem­plo. Deveria ser apli­ca­dos R$ 20 mi­lhões este, mas o de­mo­cra­ta as­se­gu­ra que “até agora nada foi li­be­ra­do”.
Além do dé­fi­cit fi­nan­cei­ro, o Democratas in­clui, nessa vis­to­ria, ou­tros pro­ble­mas que si­na­li­zam para uma es­tag­na­ção do PAC. Lançado em 2007, o Programa foi es­tru­tu­ra­do em cima de um qua­dri­mes­tre, ou seja, ao fim de 2010 as obras de­ve­riam estar con­cluí­das. “O PAC tem um con­jun­to de obras. Algumas ainda não saí­ram do papel, ou­tras estão com o cro­no­gra­ma bru­tal­men­te atra­sa­do. Não iden­ti­fi­co ne­nhu­ma que possa ser con­cluí­da antes do fim do Governo Lula”, sa­lien­tou André de Paula.
“Mas ele (Lula) veio aqui com Dilma Rousseff e disse que en­tre­ga­ria a Transnor­destina. Por isso é pre­ci­so co­brar ce­le­ri­da­de”, jus­ti­fi­cou o de­pu­ta­do, di­zen­do en­ten­der como elei­to­rei­ras as inú­me­ras via­gens que o chefe do Pla­nalto tem rea­li­za­do com a mi­nis­tra Dilma a ti­ra­co­lo para pro­pa­gar as obras do PAC. “O pre­si­den­te ca­rim­bou nela o PAC e deu a ela o pas­sa­por­te para andar pelo Brasil. Se isso é bom ou ruim, vai de­pen­der de como andam as obras, se o PAC vai cres­cer, sair do pa­pel...Se em­pa­car, Dilma pode virar a ma­dras­ta do PAC”, prevê André.
Na hi­pó­te­se de a pe­re­gri­na­ção de­mo­cra­ta obter êxito em des­cons­truir, pe­ran­te a po­pu­la­ção, a “de­ma­go­gia” go­ver­nis­ta, a cor­ri­da da “mãe do PAC” rumo à Presidência pode até per­der um pouco de fô­le­go. A es­co­lha de Pernambuco como ponto de par­ti­da deu-se por ser o Estado que mais re­ce­beu a vi­si­ta do pre­si­den­te para inau­gu­ra­ções e ins­pe­ções re­fe­ren­tes ao PAC, além de ser ainda o alvo da maior quan­ti­da­de de pro­mes­sas, na ótica do DEM. O pró­xi­mo passo da Caravana da Transparência, será dado em Santa Catarina, ainda sem data mar­ca­da.
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: