quinta-feira, 5 de março de 2009

Nova ouvidoria para atender os pernambucanos

Uma reunião entre presidentes, dirigentes e ouvidores da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Pernambuco/Sdec e dos cincos órgãos vinculados - Copergás, Suape, Porto do Recife, AD Diper e JUCEPE - marcou uma nova fase no serviço de ouvidoria geral do Estado. O encontro aconteceu na sede da Sdec, na última segunda-feira, com coordenação da ouvidora central Chussy Karlla, que entre outros aspectos explicou a implementação, funcionalidade e a utilização da nova ferramenta como instrumento de gestão e relacionamento com os cidadãos.
O secretário Fernando Bezerra Coelho atentou para a importância da implementação das ouvidorias para aprimorar as ações do governo. "As ouvidorias não estão aí para cercear a liberdade de nenhuma instituição, nem invadir o espaços. Trata-se de um instrumento de cidadania da própria sociedade, no sentido de ter um espaço para formulação de críticas e sugestões para aperfeiçoar o serviço que prestamos."
“O trabalho das ouvidorias no Governo do Estado de Pernambuco é estratégico e faz parte de um novo modelo de administração pública, que visa fazer uma gestão voltada para o cidadão, preocupada em obter resultados e valorizar as pessoas, promovendo o controle social e a participação”, explicou a ouvidora da Sdec, Chussy Karlla.
Pode-se resumir as funções principais das ouvidorias em quatro. Dentro do âmbito social: dar tratamento às manifestações dos clientes/usuários, controlando os prazos para respostas; promover o conhecimento sobre o público-alvo e o relacionamento com este, medindo a satisfação com a solução apresentada pelo órgão. Já dentro da estrutura organizacional destaca-se a possibilidade de melhoria dos processos internos e a criação de uma base de dados para a realização de levantamentos estatísticos.
No total, o sistema de ouvidoria geral de Pernambuco conta com 40 ouvidorias em funcionamento e, a partir do próximo dia 10 de março, serão 46, incluindo as seis pertencentes a SDEC. Todas funcionam em rede, utilizando um mesmo software e cumprindo um processo similar desde a recepção do questionamento do cidadão até o encaminhamento das devidas respostas.

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