sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Lula visita criação de peixes em alto mar e promete incentivos à pesca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Marco Zero no Recife na manhã desta sexta-feira (13) acompanhado dos ministros da Pesca, Altemir Gregolin, e das Comunicações, Franklin Martins, além do governador Eduardo Campos, do prefeito do Recife, João da Costa, e do ex-prefeito da cidade, João Paulo.
Antes de seguir para último compromisso oficial, Lula assistiu a um vídeo sobre a criação de beijupirás em alto mar. O projeto é desenvolvido por uma empresa privada por meio de um contrato com o Governo Federal, que cedeu águas da União para a criação de peixes em cativeiro. É o primeiro projeto desse tipo no país.
Depois o presidente Lula pegou barco no Marco Zero. Após 12 minutos, a lancha parou para o presidente alimentar os peixes em alto mar. Em seguida, o presidente afirmou em discurso que o projeto é o primeiro passo do Brasil para ter uma indústria pesqueira mais competitiva.
“Beijupirá é uma forma de permitir ao país uma indústria pesqueira mais competitiva”, disse. “O Chile e o Peru, países com litoral bem menor que o nosso, exportam muito mais pescado que nós”.
O governador de Pernambuco Eduardo Campos concordou. “Nós não chegamos a atingir a cotas de pescado que temos direito por um acordo internacional, precisamos explorar esse potencial de geração de renda e trabalho no mar”.
Sobre a visita à ferrovia Transnordestina na última quinta-feira (12), o presidente Lula afirmou que ampliar a obra vai garantir que os efeitos da crise sejam amenizados na região. “Temos que colocar a obra para funcionar em três turnos para gerar empregos em meio à crise econômica e garantir o desenvolvimento da economia do Nordeste”.
pe360graus

Nenhum comentário: