sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Petrolinenses se rendem ao frevo‏


Os petrolinenses se renderam ao frevo durante a abertura do carnaval nesta quinta-feira (20) com o tema “A Nova Folia de Petrolina- De José Coelho a Nelson Moura”. Fantasiadas, mascaradas ou vestindo as cores de Pernambuco, as pessoas foram às ruas ver o tradicional bloco A Pitombeira dos Quatro Cantos de Olinda, a banda Frevart e o musical ‘Carnaval da Saudade’ da cantora petrolinense Camila Yasmine. O prefeito Julio Lóssio deu início as festividades entregando as chaves da cidade ao Rei Momo,Wagner Miranda e a Rainha do carnaval, Gícia Madza.

Este ano o carnaval de Petrolina, uma das 15 cidades pólo do carnaval do estado, resgatou a cultura pernambucana, trazendo a concepção da festa de rua com muito frevo, maracatu, passistas, alegorias, arrastões, orquestras, relembrando as primeiras histórias do trio elétrico. “Estamos felizes por esta festa originalmente cultural. Um carnaval aberto, popular. Petrolina, que já se destaca por realizar eventos como o São João, Festival da Primavera e a Fenagri, a partir de agora também será reconhecida pela tradição do carnaval”, comemorou o vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Domingos Sávio. Ele acrescentou ainda que durante o período momesco (seis dias), prevalecerão os ritmos pernambucanos, as marchinhas carnavalescas e os blocos de frevo de rua: Carranca Dourada, Os Que Ficaram, Liga da Justiça, Já vai Tarde, Herói ou Malandro, Guiné Bem Cedo, O Guarda Belo e outros alternativos animarão os foliões. E mais os maracatus Nação Matingueiros, Maracatujaba, Maracatu do Petrape, durante os seis dias de carnaval, nos pólos da Folia, localizados nos bairros Cohab VI no Rio Corrente, Cohab Massangano, Areia Branca e Praça 21 de Setembro.
O Carnaval Petrolina 2009 “A Nova Folia de Petrolina - De José Coelho a Nelson Moura”, que acontece de 19 a 24 de fevereiro é uma promoção da Prefeitura de Petrolina, Fundarpe e Governo do Estado, através da Empetur e o apoio das Polícias Militar, Civil e de Trânsito, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Grupo de Resgate.

Nenhum comentário: