segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Petrolina em clima de festa com o lançamento do carnaval 2009 e o Baile Municipal


Petrolina entrou em ritmo de festa, com o lançamento do Carnaval 2009 “A Nova Folia de Petrolina - De José Coelho a Nelson Moura”, que aconteceu no último sábado (14). Ao som da Frevuca, o Prefeito Julio Lóssio, emocionado, reverenciou os homenageados e agradeceu aos familiares, funcionários e a imprensa, na tenda de eventos da Praça do Bambuzinho. À noite, o salão de festas do SESI estava coberto de muito brilho, plumas, paetês, purpurinas e cores, que marcaram o Baile Municipal.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Domingos Sávio, o carnaval valorizará as mais legítimas tradições pernambucanas de maneira alegre e democrática. “Nosso objetivo é garantir as famílias um carnaval sem cordas, onde todos possam curtir a programação, com muita paz no coração, no embalo das marchinhas e da animação dos blocos veteranos e alternativos”, informou.
Muita criatividade também chamou a atenção do público. Fantasias homenagearam personagens marcantes como Charlie Chaplin, Ana das Carrancas, Carmem Miranda, Narciso e chamaram atenção sobre o rio São Francisco, a natureza e a paz. ‘As duas mulheres guerreiras’, de Cássio Lucena e ‘O mensageiro da paz’, do artista plástico recifense Sebastião Alcântara foram às apresentações especiais das fantasias oconcour. “O baile é uma festa de glamour, onde os artistas expõem os sentimentos, inspirações e a capacidade criadora”, ressaltou Nivaldo Carvalho, coordenador da festa.
As indumentárias não fizeram parte apenas dos concorrentes, o público se vestiu a caráter. Indianos, havaianas, marinheiros, banhistas, colombinas, baianas, ciganos abrilhantaram ainda mais o baile. “Nos sentimos gratificamos pela homenagem dedicada a Nelson Moura porque ele foi muito importante no processo de ressurgimento do Carnaval pernambucano em Petrolina quando fundou o bloco Bode na Vara em 2000”, disse a viúva Inah Moura, acompanhada dos filhos do casal.
Tudo acabou com muito frevo, afinal de contas todos os participantes estavam de parabéns por desenvolverem peças tão requintadas. “O baile resgata a cultura carnavalesca pernambucana e o frevo em Petrolina, além de aumentar a auto-estima da população”, considerou Carlos Carvalho, diretor de políticas públicas da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. “Pernambuco é uma nação cultural e Petrolina é uma das cidades pólo, difusora da cultura carnavalesca pernambucana”, frisou.

Nenhum comentário: