sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Governo divulga balanço positivo do Carnaval 2009


Pernambucanos e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo se encantaram com a diversidade e a beleza do Carnaval de muitas caras organizado pelo Governo do Estado. Por toda parte, as cores, ritmos e tradições do nosso povo foram destaque na folia de Momo, protagonizada por cada folião durante 12 dias – desde a sexta-feira (13) até a Terça-Feira Gorda (24). Nesse período, o público pôde conferir cortejos de grupos de cultura popular, além de shows em 14 polos de conexão, no Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR).
Para que a festa fosse possível, foram investidos R$ 22,5 milhões. A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) investiu R$ 15 milhões na produção e promoção do Carnaval – sendo R$ 8 milhões nos 14 polos e R$ 7 milhões como apoio a blocos e festividades de 93 municípios –, a Secretaria de Turismo garantiu R$ 5 milhões em material e estrutura de divulgação. A campanha publicitária do Carnaval do Governo em rede nacional custou R$ 2,5 milhões.
"Diante do sucesso desse carnaval, no próximo ano, pretedemos duplicar os investimentos em promoção, além de investir mais na semana pré-carnavalesca. Queremos atrair um milhão de tursitas para Pernambuco no Carnaval em cinco anos", disse o secretário de Turismo, Silvio Costa Filho.
A presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, destacou a interiorização do Carnaval. "A festa teve, de fato, a cara de Pernambuco. Fizemos a interiorização dos polos, mostrando a cultura de chão, os blocos, além do Governo apoiar 83 municípios. Foi um carnaval que celebrou a nossa diversidade cultural, do Sertão ao Cais", disse.
POLOS DESCENTRALIZADOS – Desde a abertura oficial do Carnaval de Pernambuco, realizada no dia 13, no Polo do Fortim, em Olinda, passaram pelos 14 polos de animação 275 atrações, entre cortejos de cultura popular e apresentações de palco. Artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença e Siba e a Fuloresta garantiram a animação. A programação promovida pela Fundarpe atraiu um público aproximado de 1,9 milhões de pessoas, do Litoral ao Sertão. Destaque para as apresentações de Marcelo D2 e Paulinho da Viola, no palco do Fortim de Olinda, com a presença de 10 mil foliões em ambos os dias.

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