segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Chávez disputará número ilimitado de reeleições


Os eleitores venezuelanos aprovaram em referendo, ontem, a emenda constitucional que permite ao presidente Hugo Chávez disputar um número ilimitado de reeleições seguidas.
Segundo os números oficiais divulgados pela Justiça Eleitoral, mais de seis milhões de venezuelanos (54,36%) votaram pelo "sim". O "não" obteve 45,63%, pouco mais de cinco milhões devotos. Foram considerados nulos 199.041 votos, ou cerca de 2%. Compareceram às urnas 67% dos eleitores venezuelanos.
Depois de anunciado o resultado, uma multidão se concentrou diante do palácio do governo, aos gritos de "Uh! Ah! Chávez não se vá!". Chávez apareceu e saudou os eleitores.

No poder há uma década, Chávez afirmou que a Venezuela "está na vanguarda de uma nova doutrina constitucional". Segundo ele, mais de 50% dos quase 17 milhões de eleitores venezuelanos haviam comparecido às urnas. No país o voto não é obrigatório.
Chávez se autointitulou um "construtor de pontes", referindo-se à possibilidade de diálogo com a oposição. Mas também acusou os oposicionistas de "destruírem" as possibilidades de aproximação. Além disso, o presidente disse que "a Venezuela está pronta para a normalização das relações" com os Estados Unidos, mas apenas tendo o respeito como base.


Tribuna da Imprensa

Nenhum comentário: