sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Só deu Dilma na visita de Lula


Atos em Pernambuco mostram que estratégia é fortalecer petista para 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nega. Todos os governistas também. Mas a estratégia do Planalto em fortalecer o nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), para a sucessão presidencial de 2010 já é mais do que uma realidade. A vistoria feita por Lula nas obras da BR-101, neste município, ontem, - uma agenda administrativa -, ganhou status de ato pró-Dilma. O tom de campanha antecipada esteve em todos os lados: nos discursos, na prestação de contas do PAC, programa comandado pela petista, até no comportamento dos populares que “tietaram” Dilma acenando e pedindo para tirar fotos. O nome da ministra chegou, inclusive, a ser enaltecido antes mesmo do que o do próprio presidente nos discursos.
A estratégia consistiu em apresentar Dilma como a grande maestrina do PAC, responsável por viabilizar e direcionar todos os volumosos recursos da iniciativa. “Dilma tem um carinho com as obras do PAC, que uma mãe precisa ter com um filho”, elogiou o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), primeiro a discursar.
Já o governador Eduardo Campos (PSB) lembrou o comprometimento da ministra, ressaltando que ela veio a Pernambuco, no último dia 23 de janeiro, à noite, apenas para assinar a ordem de serviço da segunda etapa da Refinaria Abreu e Lima, em Suape. Mais tarde, em frente ao hotel em que a comitiva presidencial hospedou-se, no Recife, o governador foi mais incisivo. “Você tem alguma dúvida que Dilma será a candidata?”, disparou Eduardo, quando questionado se a petista se lançara na disputa.
Preocupado com os ataques da oposição, Lula evitou falar abertamente na candidatura da aliada. Preferiu “bombar” a ministra destacando os avanços trazidos pelo PAC. Também enalteceu a postura de enfrentamento da crise adotada pelo seu governo na tentativa de transferir sua aprovação à Dilma, tida como a herdeira natural do projeto. “A crise eu vejo como uma oportunidade, uma chance de a gente sair mais fortalecido”, afirmou o petista.
Hoje, às 8h30, Lula visitará a primeira fazenda marinha em alto-mar do País, onde serão cultivados Beijupirás. A empresa Aqualider, responsável pelo cultivo, instalou a fazenda provisoriamente a 1km do Porto do Recife para evitar que o presidente pudesse passar mal em alto-mar.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: