Começaram oficialmente nesta quarta-feira (1) as atividades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Com a inauguração do Centro, realizada na última terça (30) pelo prefeito Odacy Amorim, o município dobra o número de atendimentos na área, já que, além de prestar assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência por meio do Serviço Sentinela, o CREAS também atenderá adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
A sede do CREAS dispõe de quatro salas para atendimento, uma para oficinas de artesanato e área de lazer. A equipe é formada por dois assistentes sociais, dois psicólogos, um advogado e quatro orientadores sociais.
“É um momento ímpar porque, além de darmos prosseguimento ao serviço que já tem êxito, o Sentinela, vamos garantir aos adolescentes que cometeram ato infracional, que também foram vítimas de violência, o atendimento psicossocial e jurídico”, afirmou a coordenadora do CREAS, Carla Theóphilo. O atendimento deve ser ampliado também para idosos, mulheres e pessoas com deficiência.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Petrolina será um dos parceiros do Centro na promoção de cursos para geração de renda. O diretor da instituição, Flávio Guimarães, participou da cerimônia de inauguração, e ressaltou o sucesso entre as atividades desenvolvidas em conjunto com a prefeitura.
“Nunca o Senai de Petrolina teve uma parceria como esta. A parceria não se resume apenas em ações inúmeras, mas na cordialidade, no entendimento, no respeito às instituições e às pessoas. Todas as vezes que nós solicitamos o apoio da prefeitura e do secretariado, fomos atendidos com muita presteza, e o Senai se esforçou, dentro das suas possibilidades, para também atender”, afirmou Guimarães.
Para o prefeito Odacy Amorim, o poder público tem que andar à frente dos problemas, o que acontece com a implantação do CREAS. “Aqui é um trabalho de prevenção e também de recuperação, mas é um trabalho de andar pra frente, de apoiar as famílias, de apoiar quem precisa, de apoiar quem é vítima da violência, de dar oportunidade de recuperação e abrir novas perspectivas de vida”, destacou.
O CREAS funciona na Rua José e Maria, n° 84, no centro da cidade, próximo ao Hospital Imaculada Conceição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário